14/11/2020

A cidade e as eleições municipais

Autor: Bruno Duailibe -

Política é uma palavra cujo étimo deriva do grego antigo e remete a polis, isto é, cidade. Originalmente designava os atos relacionados à organização e administração das cidades-estados da Grécia Antiga. Embora com um sentido ampliado, essa relação semântica milenar chega aos nossos dias e nos convida a pensar na relevância das cidades, na definição dos rumos e políticas públicas a serem concretizados a curto e médio prazo.

Com efeito, é nas cidades que vivenciamos a maior parte dos desafios da vida em coletividade. Afinal, em sua esfera, tornam-se mais tangíveis questões estruturais e conceitos abstratos, como pobreza, desigualdade e analfabetismo, nos quais estamos acostumados a pensar em um nível mais geral, enquanto problemas do país.

Essa mesma lógica de proximidade abrange demandas de moradia, pavimentação e acessibilidade de ruas, mobilidade urbana, estrutura de creches e escolas, assim como de distribuição de postos de saúde e de formulação de respostas mais concretas para o enfrentamento de crises sanitárias semelhantes à que vivemos com o coronavírus. Em resumo, essencialmente tudo o que estrutura as nossas experiências diretas como cidadãos é matéria da gestão municipal.

A reflexão em torno da magnitude da decisão eleitoral dos municípios envolve, de igual modo, a propícia observação de que os municípios são responsáveis pela gestão de uma significativa quantia de recursos públicos. A título exemplificativo, tenham em conta que, de acordo com o seu Portal da Transparência, São Luís registrou algo em torno de três bilhões de reais em receitas durante o ano de 2019, cifra que oferece uma ideia do capital sob a responsabilidade do Executivo e fiscalização do Legislativo local.

A forma como essa quantia bilionária será investida na cidade depende das prioridades estabelecidas pela política administrativa seguida pela prefeitura e câmara municipal, cujos titulares serão escolhidos por meio do seu consciente voto no dia 15 de novembro. Isso porque são esses mandatários que terão o poder de estabelecer as ações convenientes para o interesse local e que responderão pela qualidade de vida a ser fruída por toda população, inclusive com reflexos nas décadas seguintes.

Portanto, no importante processo de escolha que guiará o voto, a eleitora e o eleitor devem estar atentos às propostas que foram apresentadas durante a campanha eleitoral. Há que se sopesar se elas são efetivamente pertinentes, relevantes e, designadamente, se são propostas exequíveis, diante do contexto financeiro que o município ostenta.

Como se observa, no jogo democrático o cidadão tem as rédeas em suas mãos. Não é à toa, portanto, a ideia de que o poder emana do povo, como preconiza a origem etimológica da palavra democracia - também herdada dos gregos da Antiguidade - que acaba por revelar outro precioso conceito de origem milenar, que celebraremos nesse pleito delineador dos rumos que, enquanto povo, desejamos para a nossa cidade.

* Bruno Duailibe

Juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
Graduado pela Universidade Federal do Maranhão
Pós-Graduado em Direito Processual Civil pelo ICAT-UNIDF.
Pós-Graduado em Direito Eleitoral pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público.
Membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Sócio do escritório Kleber Moreira Advogados

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.