20 Abril - 2018

PRESIDENTE DA OAB/MA, THIAGO DIAZ, PARTICIPA DA HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO CURSO DE DIREITO REALIZADA PELO TJ-MA

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), participou da homenagem prestada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) pelo centenário de instituição do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, esteve presente no Salão Nobre do Tribunal, na manhã desta sexta-feira(20), onde o presidente do Judiciário maranhense, desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos, conduziu as celebrações. Também estiveram presentes, desembargadores, juízes, diretores, professores universitários, servidores judiciários e da instituição federal.

O presidente da OAB/MA destacou a importância das celebrações que marcam o centenário de instituição do primeiro curso de Direito do Maranhão. “É um momento de celebrar e de parabenizar toda a história do curso de Direito da UFMA, que vem contribuindo com a nossa sociedade durante anos. É mais que comemoração, é um período oportuno para refletirmos sobre a fomentação do conhecimento jurídico no nosso estado e no país”, comenta Thiago Diaz.

No discurso de abertura dos trabalhos do Tribunal do dia, o desembargador José Joaquim Figueredo, pontou o sentimento da Corte ao primeiro curso de Direito do Maranhão “ A Corte sente-se honrada em reverenciar o glorioso curso de Direito, que - ao longo de um século, vem exaltando a sua gênese e a sua marca republicana como verdadeira escola de valores. A sua trajetória é reafirmada pelo compromisso com o desenvolvimento da cultura humanista e do progresso humano, na perspectiva de moldar o futuro, estabelecendo a ponte com a memória do passado que nos orienta no presente”, enfatizou o presidente do TJMA.

Na ocasião, o desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos, entregou Placa de Reconhecimento à reitora da UFMA, Nair Portela, pela passagem dos 100 anos do curso de Direito. “Faço votos para que o centenário do curso de Direito continue a moldar a vanguarda do conhecimento, incentivando seus acadêmicos a cultivar novos campos da ciência, dando continuidade ao compromisso de formar a sociedade e intervir no mundo jurídico”, acrescentou ao presentear a reitora com o selo personalizado em homenagem aos 70 anos de construção do Palácio Clóvis Beviláqua, sede da Justiça maranhense.

A solicitação de homenagem foi proposta pelo desembargador Froz Sobrinho e aprovada, por unanimidade, em sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça no dia 21 de março. “A homenagem é justa, e nós estamos dando o devido reconhecimento à sua contribuição científica, cultural, social, econômica e artística prestada à sociedade maranhense”, enfatizou o magistrado ao destacar as parcerias realizadas entre o Tribunal e a UFMA, responsável pela formação de muitos que passaram ou fazem parte da Corte, atualmente.

A reitora da UFMA, Nair Portela, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do reconhecimento ao curso de Direito feito pelo Tribunal de Justiça. “Este reconhecimento nos enche de satisfação e justo orgulho, vale como poderoso incentivo para que continuemos primando pela melhoria da qualidade do nosso ensino como um todo, e em especial, na área do Direito”, frisou.