13 Junho - 2017

A OAB MARANHÃO PRESENTE EM EVENTOS LIGADOS AO DIREITO MARÍTIMO INTERNACIONAL

Integrantes da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/MA participaram da Feira Intermodal South America, em São Paulo, e da Conferência de Direito Marítimo, no Rio de Janeiro.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), participou este ano de dois importantes eventos ligados à questão do direito marítimo internacional. No mês de abril, a presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, Najla Buhatem Maluf, e a advogada integrante da comissão Lidia Pflueger participaram da Feira Intermodal South America, importante feira da América Latina, focada nos mercados de comércio exterior, logística e transportes.

Já neste mês, entre os dias 07 e 08 de junho, a Comissão esteve presente com sua presidente e também com o advogado Rodrigo Barros Bezerra, também membro da comissão, na Conferência de Direito Marítimo, no Rio de Janeiro, promovida pelo Comitê de Direito Marítimo e dos Transportes do IBA-International Bar Association.

A Conferência de Direito Marítimo foi uma oportunidade para o debate de temas atuais que foram tratados a partir da visão comparativa de especialistas de diversas jurisdições, tais como: licenciamento e implantação de projetos “green field” de terminais portuários, arbitragens marítimas, cobertura securitária para riscos marítimos, execução “crossborder” de hipotecas marítimas, gestão de acidentes marítimos e salvamento de embarcações.

Dentre os vinte e cinco palestrantes e maritimistas de diferentes países, a Conferência importantes autoridades e personalidades, como Keynote Speakers, como o Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Kuster, atual Diretor Geral de Navegação da Marinha do Brasil e no segundo dia o Sr. Nick Sloane, que liderou na qualidade de Salvage Master umas das mais complexas e desafiadoras operações de salvamento e remoção com a reflutuação e desencalhe do navio de passageiros Costa Concordia na costa da Itália.

Intermodal South America

A Intermodal South America é a maior e mais importante feira da América Latina, focada nos mercados de comércio exterior, logística e transportes, realizada no melhor espaço físico para exposições hoje existente no Brasil. É considerada pelos executivos da indústria uma plataforma estratégica para a geração de novos negócios por reunir os principais protagonistas do mercado internacional e nacional, promovendo negócios e parcerias. Na oportunidade, o Maranhão apresentou aos executivos, empresários, imprensa e público especializado, as diversas vantagens de utilização do Porto do Itaqui na logística portuária brasileira.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.