31 Outubro - 2022

ACOLHER, INFORMAR E CONSCIENTIZAR: OAB/MA ENCERRA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA COM AÇÕES DE SAÚDE, CUIDADO E PALESTRA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

“Um Toque de Amor - Por mim, pelos que eu amo e por quem me ama”. Com esse lema, a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada (CMA), e em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), desenvolveu a campanha de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. As atividades aconteceram ao longo de todo o mês de outubro através de conteúdos informativos, além de ações de saúde e cuidado para a sociedade e para a advocacia. 

Logo no início do mês, a CMA iniciou a divulgação do material informativo voltado ao Outubro Rosa. Por meio de vídeos explicativos, as integrantes da Comissão falaram sobre aspectos importantes das Leis que asseguram os direitos dos pacientes oncológicos. Os conteúdos foram divulgados no perfil oficial do instagram da CMA (@cmaoabma).

“Em nossa série de vídeos do Outubro Rosa, com uma abordagem simples e direta, trouxemos informações valiosas a respeito dos direitos dos empregados (as) portadores de câncer. E ao longo do mês, desenvolvemos ações com base em três linhas principais: acolher, conscientizar e informar”, explicou a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves.  

Além de informação, a campanha levou acolhimento. Prova disso foi a atividade “Acolher e informar é um ato de amor”, realizada no dia 25/10, no Hospital Geral. Nessa etapa da campanha, a Comissão, com o apoio da CAAMA, promoveu uma ação destinada a mulheres com câncer. Na oportunidade, foram entregues cartilhas sobre os direitos das pacientes, uma palavra de afeto, além de um momento especial com música e flores.

“Fomos levar uma palavra de acolhimento às pacientes, mas também nos sentimos extremamente acolhidas. Todas as integrantes da Comissão saíram renovadas dessa atividade”, destacou a Coordenadora-Geral da Comissão, Rhayna Saraiva. 

Esse acolhimento foi refletido no brilho dos olhos das pacientes e de quem as acompanhava, é o que explica Valquíria Ferreira, que veio de Santa Rita para fazer tratamento de câncer. “Gostei muito da visita. Me faz feliz quando as pessoas vêm aqui para conversar e dizer palavras de renovação”, disse a paciente. 

No mesmo dia, como forma de levar integração e o bem-estar das advogadas e advogados, a programação do Outubro Rosa contou com o CICLOAB, realizado  pela CMA, em conjunto com a CAAMA e a Comissão de Esportes.  O objetivo foi exercer a atividade física sob um novo olhar, ocupando as ruas de São Luís e proporcionando visibilidade a uma causa importante: o combate ao câncer de mama. A ação teve caráter beneficente, com 50% da renda arrecadada encaminhada ao Hospital Aldenora Belo, que trata pacientes com câncer.

Já na quinta-feira, 27/10, foi dia de palestra da médica mastologista, Larissa Costa, e um café da manhã especial destinado às advogadas e funcionárias da Ordem, no plenário da Seccional. 

E para encerrar a programação do Outubro Rosa com chave de ouro, a CMA mostrou que a prática da atividade física regular é um importante fator de prevenção ao câncer de mama. Por meio da ação “Se exercitar é um ato de amor”, a Comissão, em parceria com o CF Choque, promoveu treino funcional,  serviços de estética e cuidados com saúde e beleza. 

“Assim, encerramos mais um outubro rosa, levando à nossa advocacia mais conhecimento, prevenção, interação e muito amor”, afirmou a vice-presidente da CMA, Raíssa Medeiros. 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.