30 Outubro - 2020

APÓS PEDIDO DA OAB TIMON, TRE/MA DESIGNA JUIZ AUXILIAR PARA ATUAR 19ª ZONA ELEITORAL DO MUNICÍPIO

Depois de um longo trabalho de persistência desenvolvido pela Subseção de Timon, a advocacia timonense já pode comemorar mais uma conquista. É que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), representado pelo Corregedor Regional Eleitoral do Maranhão, Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, acolheu o pedido da Subseção e designou o magistrado José Elismar Marques, Juiz de Direito da Vara de Execução Penal da comarca de Timon, para exercer a função de Juiz Auxiliar na 19ª Zona Eleitoral.

No dia 21 de agosto, a presidente da Subseção de Timon, Fernanda Castro, acompanhada pelo presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, e pela integrante da Comissão da Advocacia Eleitoral da Subseção Timon, Amanda Waquim, esteve reunida com o presidente do TRE/MA, desembargador Tyrone José Silva.

Nas oportunidade, entre as diversas pautas apresentadas ao desembargador, uma das principais foi sobre o funcionamento da 19ª Zona Eleitoral de Timon que, após a Resolução nº 9140/2017/TRE-MA, a 94ª Zona Eleitoral de Timon foi extinta e, desde então, apenas a 19ª Zona está em funcionamento.

Diante desse cenário, Fernanda Castro e Amanda Waquim resolveram solicitar ao Desembargador Tyrone Silva a designação de um juiz eleitoral auxiliar para atuar no processamento e julgamento das demandas da Comarca. Durante a reunião, foi destacado que o eleitorado de Timon é o terceiro maior do Estado do Maranhão e que o município possui horário destinado à propaganda no rádio e na televisão. Consequentemente, há um alto número de demandas judiciais. Este número acaba sobrecarregando os serviços do cartório eleitoral, gerido, até então, por apenas um magistrado.

Desde a data da reunião, a presidente Fernanda Castro continuou em contato com o presidente do TRE, a fim de que o pedido fosse aceito. “Essa é uma grande vitória da OAB Timon. Após muita insistência, conseguimos ter esse pleito atendido. Foi um trabalho diário em favor da advocacia e da sociedade timonense. Agora, com a chegada desse juiz, os procedimentos eleitorais terão maior celeridade, sobretudo no pleito deste ano”, explicou a presidente da OAB Timon, Fernanda Castro.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.