01 Agosto - 2018

CAMPANHA DE COMBATE A FAKE NEWS DA OAB MARANHÃO E CNBB SERÁ LANÇADA NESTA QUARTA-FEIRA(1)

No combate às fake news, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), em parceria com a CNBB, lançará uma campanha oficial nesta quarta-feira(1º). O evento acontecerá a partir das 18h na sede da OAB Maranhão. A ideia visa contribuir com a sociedade na identificação de uma notícia falsa, além de orientar sobre cuidados no compartilhamento deste tipo de informação. O projeto foi desenvolvido pelas Comissões da Advocacia Eleitoral, de Direito Digital e Extraordinária de Combate às Fake News da OAB Maranhão.

Na última quarta-feira (25), o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, apresentou ao arcebispo metropolitano de São Luís do Maranhão, Dom Belisário, a identidade visual da Campanha de Combate às Fake News, que foi desenvolvida pela Seccional Maranhense da Ordem em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O objetivo é fazer um grande lançamento da campanha chamando instituições de diversos setores para aderir a essa causa. “Todo o aparato tecnológico trouxe benefícios para a comunicação, mas junto com ele vieram alguns problemas, e são esses entraves que deverão ser debatidos na campanha que a OAB realizará, combatendo a disseminação de fake news”, ressaltou Thiago Diaz.

Feliz com o trabalho que foi apresentado pela OAB Maranhão, Dom Belisário reforçou o apoio à campanha. “O trabalho ficou excelente e atingirá seu propósito. Fico muito feliz de poder participar desta nobre causa. Esse trabalho é muito importante na medida em que busca acabar com posturas radicais no mundo virtual, com a produção de notícias inventadas, e que trazem no seu teor a destruição da imagem do outro, sem um mínimo de verdade. A OAB está de parabéns pela inciativa e pelo trabalho apresentado”, disse o Arcebispo Metropolitano de São Luís.

A OAB/MA realizará a campanha com rodadas de diálogos e debates sobre a temática, convidando diversas instituições sociais para a discussão, já que as fakes news atingem cidadãos nos mais diversificados setores, causando constante desordem social. “Estamos chamando outras instituições para debater esse momento em que vivemos, com atitudes radicais e posicionamentos extremistas na internet, com notícias inventadas e que ferem os direitos de muitos cidadãos”, comentou o presidente da OAB/MA.

Outros dois pontos importantes acontecerão no ato de lançamento da campanha. O primeiro será a disponibilização do serviço de denúncia para combate às Fake News, que funcionará através do número de telefone (98) 99179-9022. Outro será a efetivação da Comissão Extraordinária de Combate às Fake News da OAB Maranhão. A comissão será formada por um grupo de 15 a 20 advogados e jornalistas que se disponibilizaram a dar palestras e prestar todo o apoio no combate à disseminação de notícias falsas pela internet.