03 Julho - 2020

CAMPANHA DE TESTAGEM PARA COVID-19 DA ADVOCACIA MARANHENSE JÁ PERCORREU 8 SUBSEÇÕES

Depois de realizar quase dois mil testes para a advocacia ludovicense no último fim de semana, a OAB Maranhão iniciou a itinerância do Programa de Testagem do Coronavírus pelo interior do estado. Do dia 29 de junho (segunda-feira) ao dia 3 de julho (sexta-feira), a Seccional atendeu advogadas e advogados de oito subseções e regiões próximas a elas. Mas não para por aí, a Testagem seguirá ainda por todas subseções nos próximos dias.

“A advocacia está comparecendo em massa em nossos centros de testagem. Os dias estão sendo muito produtivos e, sem dúvidas, representam o interesse das advogadas e advogados de voltarem às suas atividades de maneira segura e representam também o empenho total que a diretoria da OAB Maranhão, seu Conselho Seccional, Conselheiros Federais, Presidentes de Subseções e de todas as nossas Comissões estão fazendo para ofertar mais essa arma de combate a esta grave pandemia, que a todos angustia”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

As primeiras cidades contempladas na itinerância foram Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Pedreiras, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú e Imperatriz. Em cada município, a participação dos profissionais foi expressiva.

O teste disponibilizado pela Seccional é do tipo (IgM/IgG), os chamados testes rápidos, que podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele). O valor de cada teste é de R$ 50,00 (cinquenta reais), sendo gratuito para aqueles advogados e advogadas que não tiverem condições de pagar.

“A OAB/MA e a Subseção de Pinheiro realizaram os testes dos advogados (as) e dependentes, tendo como ponto de apoio a sede da subseção e a comarca de Viana. Essa foi uma boa oportunidade para os colegas retornarem às suas atividades profissionais de forma mais segura, visto que o Poder Judiciário retomará as atividades presenciais a partir do dia 01/07”, afirmou o presidente da Subseção, Willian Ribeiro, que agradeceu a iniciativa da Seccional e a presença dos colegas na ação.

A Subseção de Bacabal foi a terceira a receber o Programa de Testagem. A presidente da subseção, Andreia Furtado, externou a sua alegria em poder participar de mais esta ação que visa ao benefício da classe advocatícia. “Ficamos muito felizes em poder proporcionar esse momento de testagem para os profissionais da nossa cidade e região. Por isso, agradecemos à diretoria da OAB pela preocupação com a advocacia bacabalense, que vai poder voltar ao seu ambiente de trabalho com mais segurança e tranquilidade após realizar o seu teste”, reforçou a presidente da subseção de Bacabal, Andreia Furtado.

Além de atender os profissionais da advocacia, a OAB disponibiliza também testes para dois dependentes de cada advogada ou advogado. Nesse caso, é cobrado o valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) por teste. Esse é o preço de custo do teste adquiro pela Seccional. O valor arrecadado será revertido para a aquisição de novos testes para a advocacia.

O Diretor-Tesoureiro da Ordem, Kaio Saraiva, falou sobre mais esta ação direcionada a ajudar a advocacia neste cenário caótico provocado pela pandemia. “Nesse momento difícil em que vivemos, a OAB Maranhão não poderia deixar de dar suporte à nossa classe. Por isso, buscamos a estrutura necessária para oferecer os testes aos profissionais da advocacia. Já realizamos a primeira etapa em São Luís e não poderíamos deixar de fora as subseções, que são nossas grandes parceiras na defesa da profissão em todo o estado”, finalizou Kaio Saraiva.

As próximas Subseções que receberão os testes são: Subseção de Açailândia e Estreito, no dia 4; Balsas, 05/07; São João dos Patos, 06/07; Caxias, 07/07; Timon e Codó, 08/07 e, finalizando com Chapadinha e Barreirinhas no dia 09/07.