22 Novembro - 2019

COMISSÃO DA MULHER E DA ADVOGADA DA OAB MARANHÃO PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL EM SÃO LUÍS E BARREIRINHAS

Sempre com o propósito de prestar serviços e reafirmar a responsabilidade social e jurídica que tem junto à população maranhense, é que a OAB Maranhão busca sempre promover e participar de ações sociais que proporcionem um momento de conhecimento, lazer, orientação e solidariedade para os maranhenses.

Reafirmando esse compromisso, a Comissão da Mulher e da Advogada (CMA) da OAB/MA participou, na ultima semana, de duas ações sociais, uma em São Luís e outra em Barreirinhas, levando informações e discussões acerca de temas relevantes para construção de uma sociedade mais saudável e justa.

Na cidade de Barreirinhas, a CMA, por meio da Coordenadoria de Prevenção à Violência contra a Mulher, atendendo o convite do diretor do Hospital Regional de Barreirinhas, Adler Gomes Leitão, participou da programação alusiva ao Novembro Azul do Hospital.

Na oportunidade, a Comissão levou orientações para homens e mulheres acerca das garantias dos direitos fundamentais, com ênfase na saúde e no despertar para a prevenção e tratamento, pontuando, além do tema em foco, a questão de gênero, onde todos precisam buscar satisfação e harmonia evitando a eclosão de conflitos.

As integrantes da Comissão da Mulher e da Advogada, formada pelas advogadas Maria de Ribamar Cardoso, Alice Maria Fonseca, Sandra Dourado, Fayalee Pereira, Thaynara Figueira e Divana Sousa, enfatizaram a importância da informação e da atenção à saúde como forma de evitar descobertas tardias de doenças, como o câncer de próstata e de pênis, os quais têm grande incidência no Estado do Maranhão.

Ademais, as advogadas abordaram as violências que ocorrem no âmbito doméstico e familiar contra a mulher, pois ela é a parte mais vulnerável e mais cobrada de certas responsabilidades dentro de casa. São práticas naturalizadas e que, muitas vezes, decorrem, também, da ausência de informação e compreensão acerca desses problemas de saúde.

Em São Luís, a presidente da CMA, Vivian Bauer, proferiu uma palestra para os funcionários da loja Atacadão, em que pautou temas relevantes sobre assédio, machismo, masculinidade tóxica, feminismo, feminicídio e o ciclo da violência sofrido pelas mulheres nos relacionamento.

Vivian Bauer destaca que ações como essas são gratificantes e enriquecedoras, posto que é sempre bom compartilhamos conhecimentos. “A Comissão da Mulher e da Advogada entende que momentos com estes são sempre proveitosos e satisfatórios, uma vez que refirmamos nossos laços com a população. Além disso, é de suma importância que temas como estes sejam debatidos, visando construir uma sociedade mais igualitária e justa para homens e mulher. Agradecemos os coniventes para participar destas ações”, destacou.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.