10 Maio - 2017

COMISSÃO DA MULHER E DA ADVOGADA DA OAB/MA CELEBRA DIA DAS MÃES COM AÇÃO SOCIAL NA VILA BONFIM

Oportunizar à população feminina esclarecimentos sobre conhecimento prático dos direitos da mulher é uma das diretrizes da CMA

No próximo dia 13 de maio, sábado, a partir das 08h, a Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Maranhão em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMA) realizará a ação social “Mulheres em Ação – por Respeito e Igualdade” que tem por objetivo levar informações básicas sobre direitos fundamentais da mulher e suas garantias e prestação de atendimento médico às mães da Vila Bonfim (Hospital Aquiles Lisboa), localizada na área Itaqui-Bacanga.

A ação conta ainda com o apoio da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA, do Instituto de Educação Profissional Ana Nery, que levará profissionais para prestar atendimento básico às mulheres e também pela Faculdade Estácio São Luís, por meio do Curso de Enfermagem e do Exército Brasileiro que fornecerá as tendas para os trabalhos.

“Tenho certeza que será uma experiência enriquecedora não só para elas, que receberão esclarecimentos sobre direitos fundamentais da mulher, mas para todas nós que desenvolveremos este trabalho. Essa troca de experiências e aprendizados só nos fará melhores mulheres, melhores mães e melhores profissionais”, destaca a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nereida Batalha.

A Ação “Mulheres em Ação – por Respeito e Igualdade” levará esclarecimentos por meio de uma rodada de conversas sobre conflitos familiares, violência doméstica, empoderamento da mulher e saúde feminina. A roda de conversa com as mães do Bonfim será marcada pela presença de um grupo de 15 advogadas que se reversarão nos esclarecimentos às mulheres. A advogada e presidente da Comissão da Família da OAB/MA, Vivian Bauer, falará sobre “Conflitos Familiares”; a advogada Maria de Ribamar tratará da questão da “Violência Doméstica”; o “Empoderamento Feminino” ficará à cargo da advogada Marystella Mendonça.

Ações para a saúde como aferição de pressão arterial e exame de glicemia serão realizados por alunas do Instituto de Educação Profissional Ana Nery. A médica Anne Beatriz Sousa Carlos (Hospital Universitário) e a enfermeira Thais Silva Fernandes, da Faculdade Estácio São Luís, falarão sobre a “Saúde da Mulher”. As mulheres serão brindadas ainda com sorteio de brindes, brincadeiras para crianças e um coffee break.

Atualmente, conhecido com Hospital Aquiles Lisboa, a Colônia do Bonfim, é um antigo hospital, estilo colônia, localizado na capital maranhense especializado no tratamento dos portadores de hanseníase. É um ambiente socialmente precário e que necessita de informações básicas sobre direitos fundamentais da mulher e de suas garantias.

A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nereida Batalha, destaca a importância de se conscientizar a mulher sobre os seus direitos. “É fundamental promover orientação jurídica nas comunidades mais carentes como forma de oportunizar conhecimento prático dos direitos femininos nessas áreas de grande incidência de violência contra a mulher. Isso inclusive, é uma das diretrizes da nossa Comissão”, colocou.

Com mais esta ação social, a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogado, busca aproximar-se cada vez mais da sociedade ao ouvir seus anseios e levar orientações jurídicas aos que mais precisam. Assim, a Ordem caminha a passos largos para a cada dia evidenciar-se como de fato a Casa de Todos.

Serviço

O quê: Ação Social “Mulheres em Ação – por Respeito e Igualdade”

Quando: 13 de maio

Local: Vila Bonfim, Hospital Aquiles Lisboa

Horário: das 08:30 às 12:30

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.