02 Março - 2018

COMISSÃO DA OAB-MA LEVA A ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NOÇÕES DE DIREITO, CIDADANIA E DEMOCRACIA

Garantir às crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Maranhão noções de direito, cidadania e democracia. Essa é a principal finalidade do projeto “OAB/MA na Escola”, desenvolvido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão do Jovem Advogado.

A primeira edição de 2018 do projeto ocorreu na tarde desta quarta-feira (28), na Unidade de Educação Básica Ensino Fundamental Professor Nascimento de Moraes, no bairro Vinhais, em São Luís. Implantado desde o início da gestão do presidente da Seccional Maranhense, Thiago Diaz, o “OAB/MA na Escola” já alcançou centenas de alunos de escolas do estado.

Os encontros são realizados nas sedes das próprias instituições de ensino, em datas previamente agendadas com a OAB/MA. A cada edição, são realizadas palestras sobre Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito do Consumidor e “O papel da OAB na sociedade”. As atividades são desenvolvidas por advogados especializados nas respectivas áreas e pelos advogados membros da Comissão da OAB no Maranhão.

O presidente da Comissão do Jovem Advogado, Rômulo Chagas, fala das contribuições que o projeto traz para a formação de jovens com postura crítica e questionadora. “A OAB encontrou uma forma de estar mais próxima da sociedade e esclarecer o Direito para os alunos do Ensino Médio. É importante trazer para esses jovens, que formarão o futuro do nosso país, mais conhecimento na área jurídica e que eles possam estar amparados para cobrar dos gestores do nosso país. É essencial para uma construirmos uma sociedade melhor”, ressalta.

Para o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Rodrigo Reis Lima, que realizou uma apresentação sobre “O papel da OAB na sociedade”, o encontro tem como finalidade garantir um momento de reflexão e conhecimento a estes adolescentes. “Além de apresentar a OAB para os alunos, nós temos a oportunidade de inspirá-los, dizendo qual é o espírito que rege a OAB, que é o de proteger as pessoas. Aqui nós estimulamos os alunos a refletir, a pensar sobre o país que eles querem ter no futuro”, completa.

O estudante do 3º ano do Ensino do Médio, Willian Pires, de 17 anos, saiu da palestra de Direito do Consumidor orientado para recorrer ao Procon, para que problemas como o que teve com uma compra em um site não venham mais a acontecer. “Eu fiz uma compra pela internet e não recebi o produto que me venderam. Acabei deixando de lado e fiquei no prejuízo. Agora eu já entendi de que forma eu devo agir”, comentou.

Acompanhando a turma, a professora da rede pública de ensino, Miriam Duarte, ressaltou a importância do projeto executado pela OAB/MA. “O projeto é muito importante, pois divulga o trabalho dos advogados e de que forma eles atuam. Essa condução dos nossos jovens é necessária, principalmente na conscientização, para que eles possam saber se posicionar no atual cenário que estamos vivendo hoje no nosso país”, destaca.

Para participar do projeto “OAB/MA na Escola”, a direção da instituição de ensino da rede pública deve entrar em contato com a Comissão do Jovem Advogado, na sede da OAB, ou encaminhar um requerimento, solicitando a presença do projeto em sua escola.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.