11 Outubro - 2017

COMISSÃO DE DEFESA DAS PRERROGATIVAS DA OAB/MA PRESTA ASSISTÊNCIA A ADVOGADO EM SANTA QUITÉRIA

A Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas da OAB/MA, juntamente com a diretoria da Subseção de Chapadinha, acompanharam os trabalhos de investigação da Polícia Civil no município de Santa Quitéria em relação à tentativa de homicídio a um advogado. Uma comitiva conduzida pela coordenadora do Núcleo de Defesa das Prerrogativas, Ana Karolina Nunes Carvalho, em companhia do presidente da Subseção de Chapadinha, Audeson Oliveira Costa e do Delegado das Prerrogativas da Subseção, Joniston Saldanha, estiveram na cidade para acompanhar o desenrolar dos fatos e prestar assistência à vítima.

“A OAB/MA, como tem feito em episódios envolvendo o desrespeito aos direitos e princípios fundamentais dos cidadãos e advogados, tem se posicionado de maneira imediata, tomado todas as providências cabíveis”, enfatizou o presidente da Ordem, Thiago Diaz. A coordenadora do Núcleo de Defesa das Prerrogativas, Ana Karolina Nunes Carvalho, acompanhou na cidade o trabalho da Polícia. “Ficamos satisfeitos com o trabalho investigativo que está sendo desenvolvido, se concluído com êxito será um ganho para a sociedade em termos de segurança”, disse.

O advogado (que não será identificado por medida de segurança) foi vítima de assalto na Santa Quitéria no domingo à noite em sua casa. Após roubarem todos os objetos da casa, por duas vezes, os assaltantes o levaram no veículo próximo ao município de Brejo e tentaram matá-lo com tiros de revólver. No entanto, a arma falhou duas vezes e quando os assaltantes foram buscar no carro outra arma, a vítima conseguiu fugir, embrenhando-se no mato. Somente pela manhã retornou para a BR, onde conseguiu ajuda. O presidente da Subseção de Chapadinha imediatamente comunicou o fato à Comissão de Defesa das Prerrogativas no sentido de buscar auxílio junto á polícia para localizar o advogado, vítima do assalto.

“Tivemos um retorno imediato da Comissão, mesmo não se tratando de violação às prerrogativas, mas, sim, situação de vulnerabilidade do advogado sob necessidade de assistência”, disse o presidente da subseção de Chapadinha, Audeson Oliveira Costa. Ele complementou que a atuação da Ordem, deslocando a comitiva até a cidade foi essencial para demonstrar total comprometimento com a classe. “A solidariedade prestada pela OAB/MA foi essencial para o advogado, vítima de assalto e tentativa de homicídio. A polícia já adiantou que já tens nomes sobre a autoria do crime”, enfatizou.  Para o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Gustavo Carvalho, mesmo não sendo um caso de defesa dos seus direitos no exercício profissional, a Ordem não poderia deixar de prestar a devida assistência ao advogado. “Estamos solidários a esse caso absurdo e vamos acompanhar as investigações”, enfatizou.