14 Março - 2019

Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB/MA acompanha caso de cachorro amarrado em uma moto e arrastado, em Imperatriz

Um vídeo que tem circulado nas redes sociais desde ontem, 13, mostrando um cachorro indefeso amarrado à uma moto e arrastado pelo asfalto, na cidade de Imperatriz, tem causado revolta em todos que assistem. O crime contra o animal indefeso aconteceu em bairro da cidade e o cachorro ficou muito ferido. A motocicleta tem placa do município de Bacabal, no Maranhão. A Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB Maranhão tem acompanhado o caso junto às pessoas envolvidas no resgate do cão ferido.

“As imagens são fortes e percebe-se nitidamente a prática de um crime de maus tratos a um animal. Desde que assistimos a cenas horríveis que têm circulado nas redes sociais temos acompanhado o caso contatando as pessoas que ajudaram o cachorro ferido levando-o à uma clínica veterinária. Esperamos que o autor dos maus tratos seja identificado e possa responder pelo crime”, afirmou a presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais.

Nas imagens, o animal aparece amarrado pelo focinho e cheio de feridas pelo corpo. Pessoas, que passavam pelo local registraram os maus tratos e conduziram o cachorro para uma clínica veterinária onde está recebendo os cuidados necessários. O autor do crime já foi identificado e se apresentou às autoridades competentes.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente ou acione a Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB Maranhão. É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município.