21 Maio - 2019

Comissão de Saúde da OAB Maranhão debaterá os direitos e garantias dos portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais

No próximo dia 24 de maio, sexta-feira, a partir das 14h, na Sala 01 da ESA, a OAB Maranhão, por meio da Comissão de Direito à Saúde, e com o apoio da Escola Superior da Advocacia (ESA/MA) e da Associação Maranhense De Doenças Intestinais Inflamatórias – Amadii convida a advocacia e a sociedade maranhense a participar de um importante debate sobre os direitos e garantias dos pacientes de doenças inflamatórias intestinais – DLL.

O debate é uma atividade em alusão ao “Maio Roxo”, mês que alerta e conscientiza sobre doenças inflamatórias intestinais (Dlls). O dia 19 de maio é lembrado como Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. Duas das mais comuns DIIs são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, cujos sintomas envolvem dor abdominal, perda de peso, diarreia e sangramento retal.

“É um tema de suma importância para toda a nossa sociedade. As Dlls são doenças raras e os portadores dela são titulares de vários direitos garantidos por lei. No entanto, estes direitos estão de forma esparsa e não são de conhecimento de todos. Por isso, se faz necessário esse debate como forma de divulgar os direitos destes pacientes e em celebração ao maio roxo”, explicou o presidente da Comissão de Direito à Saúde, Pedro Ivo.

O evento reunirá a médica especialista em gastroenterologia Lícia Maria Fernandes Rodrigues, que é presidente da Associação Maranhense De Doenças Intestinais Inflamatórias – Amadii, o presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB Maranhão, Pedro Ivo Pereira Guimarães Corrêa, o advogado pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil e pós-graduado em Direito Previdenciário Walbert de Azevedo Ribeiro Ducanges e o médico Sergio Henrique Diniz Faray.

As doenças inflamatórias intestinais prejudicam significativamente a vida de 78% dos pacientes, segundo a pesquisa Jornada do Paciente com DII, realizada pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD). Mais de 3 mil pessoas participaram do levantamento.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Escola Superior da Advocacia. São gratuitas (vinculadas à doação de 2kg de alimentos não perecíveis a serem entregues no dia do evento). Os participantes receberão certificado de 4h.

Serviço:

O quê: Debate “Os direitos dos pacientes com Doenças inflamatórias intestinais - Dll”

Data: 24/05/2019

Horário: Das 14h às 18h

Carga Horária: 04 horas

Local: Sala da ESA

Inscrições: Site da Escola Superior da Advocacia - 2kg de alimentos não perecíveis.

Palestrantes:

Pedro Ivo Pereira Guimarães Corrêa – Presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB Maranhão - Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil e Pós-graduando em Direito Médico.

Walbert de Azevedo Ribeiro Ducanges - Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil e Pós-graduado em Direito Previdenciário.

Lícia Maria Fernandes Rodrigues - Presidente da Associação Maranhense De Doenças Intestinais Inflamatórias - Amadii - Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1984) Especialização em gastroenterologia pela Uni-Rio (1987). Pós-graduação - mestrado pela UFMA (2006). Atua como gastroenterologista e endoscopista da Gastrodiagnose. Tem experiência nas áreas de gastroenterologia e é responsável pelo ambulatório de doença inflamatória intestinal da Universidade CEUMA.

Sergio Henrique Diniz Faray - Residência em Clinica Médica em 2008, Residência em Gastroenterologia no hospital Universitário da UFMA em 2014 e Médico assistente do Hospital Universitário e Hospital Socorrão.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.