01 Agosto - 2020

COMISSÃO ESTADUAL DO DIREITO DA PESSOA IDOSA DA OAB/MA PARTICIPOU DE DISCUSSÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PROTEÇÃO NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Pessoas idosas formam o grupo que corre mais risco de desenvolver complicações geradas pelo novo coronavírus. Pensando nesse cenário, a OAB Maranhão, representada pela Conselheira Federal e Presidente das Comissões Estadual e Nacional do Direito da Pessoa Idosa, Deborah Cartágenes, participou da reunião promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), em parceria com a Rede de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa (RENADI/MA) e com os Coletivos da Juventude.

No encontro virtual, realizado na tarde desta sexta-feira, 31 de julho, foram discutidas diversas estratégias que visam conscientizar, principalmente jovens e idosos, dos riscos trazidos pelo coronavírus. Todas as ideias discutidas na reunião serão transformadas em uma campanha de conscientização, que traz dois pilares: o primeiro é o direito do idoso, já o segundo diz respeito à corresponsabilidade.

Na oportunidade, Deborah Cartágenes falou sobre o trabalho realizado pela Comissão da Pessoa Idosa nos níveis estadual e nacional. “No Brasil inteiro, percebemos um grande aumento nos índices de violência contra a pessoa idosa. Este é um dos assuntos que precisamos debater, assim como repensar as campanhas de proteção, principalmente nesse momento de isolamento social, em que muitos idosos estão isolados com seus agressores. E nós estamos recebendo diversas denúncias, tanto pelas vítimas, quanto por seus vizinhos. Além disso, com a pandemia, aumentou o abandono de idosos”, explicou.

Deborah Cartágenes destacou ainda que a reabertura de escolas e bares eleva os riscos de contaminação. “É preciso estarmos atentos à reabertura de escolas e bares que, além de colocar em risco a saúde de crianças e jovens, acaba fazendo com que ocorra a transmissão para pessoas idosas, uma vez que muitas dessas crianças e jovens vivem com idosos. Já a abertura de bares ocasionou uma falsa ilusão de que tudo voltou ao normal para os jovens. Essas reaberturas são uma preocupação da OAB Maranhão”, finalizou a Conselheira, que destacou que a Seccional Maranhense, assim como o Conselho Federal, está à disposição da rede de proteção à pessoa idosa.

Ainda sobre a relação entre idosos e jovens durante a pandemia, o Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Glécio Sandro da Silva, comentou sobre a importância da campanha.  “Precisamos nos refazer nessa pandemia e reconhecer que idosos são os mais afetados. Mas para além da morte, tem a questão do isolamento. Os jovens, na sua grande maioria, se sentem na liberdade de desrespeitar a quarentena e as medidas de proteção. Já os idosos estão se protegendo. Nós, enquanto movimento de proteção à pessoa idosa, precisamos traçar caminhos para amenizar esses números”, afirmou.

Os coletivos da juventude também teceram críticas à reabertura de escolas e estabelecimentos do setor privado e ressaltaram a importância da abrangência da campanha em todo estado, principalmente por conta da atual incidência no interior do Maranhão. Para tanto, é necessário que a informação chegue às comunidades rurais. Por isso, a utilização de Rádio e TV são essenciais.

Durante o encontro, o Secretário da SEDIHPOP, Francisco Gonçalves, falou sobre os números da contaminação no Estado. “No Maranhão, nós conseguimos reduzir o ritmo de contaminação. Essa redução fez com que as pessoas achassem que o assunto está resolvido. Mas sabemos que isso não é verdade. Se não tivermos cuidado, é provável que tenhamos outra onda da Covid-19. Para isso, é preciso que haja uma ação firme do Estado, mas também é necessária a colaboração da população. Portanto, a ideia dessa reunião é trocar ideias sobre como os movimentos da juventude e da pessoa idosa podem se unir nesse momento para mostrar à população que devemos nos proteger para salvar vidas”, afirmou.

Ao final do encontro virtual, o Secretário Francisco Gonçalves destacou a importância de trabalhar essa campanha de conscientização. “Temos que investir em campanhas que falem dos cuidados básicos que devemos ter para combater o vírus. E, mais ainda, fazer com que os jovens se sintam responsáveis pelos idosos, uma vez que proteção da pessoa idosa não é um problema da pessoa idosa, é um problema de todos. Por isso, é preciso haver essa corresponsabilidade. Vou solicitar que o setor de Comunicação formule essa campanha urgentemente e, assim que a campanha estiver pronta, compartilharei com cada grupo presente nessa reunião, pois nossa campanha é coletiva”, finalizou.