06 Maio - 2019

Comissões da OAB Maranhão recepcionam candidatos que fizeram a segunda fase do XXVIII Exame da Ordem

As Comissões Permanente de Estágio e Exame de Ordem e da Jovem Advocacia da OAB Maranhão acompanharam na tarde de domingo, 05/05, a segunda fase do XXVIII Exame da Ordem realizada nas dependências do UNICEUMA. Um grupo de advogadas e advogados integrantes das duas comissões recepcionaram os candidatos desejando-lhes boa sorte na prova e entregando um kit composto por uma caneta, uma barra de cereal e uma garrafa de água mineral.

No Maranhão, 1.040 candidatos fizeram a prova, sendo 757 em São Luís e 283 no município de Imperatriz. Para a presidente da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem, Valéria Regino, o Exame garante a qualidade dos profissionais que entrarão no mercado. “O Exame de Ordem é a melhor forma de filtrar advogados no mercado de trabalho porque nivela os profissionais que se proliferam nas mais de mil faculdades espalhadas pelo país. Ele nos dá a garantia de que teremos um profissional qualificado à serviço da sociedade”, afirmou ela.

"Essa ação é interessante e salutar, uma vez que demonstra o apoio e incentivo moral da OAB, enquanto instituição, aos estudantes que prestarão exame de Ordem. Tal ação ocorre recepcionando os candidatos com kits e breve visita às turmas para desejar sorte e boa prova", afirmou a secretária da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Maranhão, Katiuscia do Nascimento Silva.

A segunda etapa do exame é de caráter eliminatório e os candidatos fizeram uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema, que compreenderam uma das seguintes áreas de opção feitas no ato da inscrição, como: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada e que esteja no último ano do curso de graduação em Direito.