19 Setembro - 2022

COMISSÕES DA OAB/MA PARTICIPAM DE CELEBRAÇÃO EM HOMENAGEM AO NEGRO COSME

A OAB Maranhão, por meio das Comissões da Verdade da Escravidão Negra e de Promoção da Igualdade Racial, participou no interior do Estado das homenagens e reconhecimento ao negro Cosme Bento das Chagas, o Negro Cosme, líder da Balaiada, rebelião ocorrida no Maranhão e Piauí entre 1838 a 1841. O evento foi realizado em Itapecuru-Mirim com a inauguração de um busto de Cosme Bento das Chagas.

As presidentes da Comissão da Verdade da Escravidão Negra, Marcela Tavares, e da Comissão da Promoção da Igualdade Racial, Carolina Caetano, participaram da atividade. Na oportunidade, foram realizadas também uma série de atrações culturais, como rodas de capoeiras, encenações e palestras, contando a história deste ícone da cultura Maranhense.

Sobre a homenagem ao negro Cosme

Há seis anos foi aprovada a Lei nº 10.524/2016, que institui o dia 17 de setembro como data comemorativa em homenagem a Cosme Bento das Chagas, o Negro Cosme, líder da Balaiada, rebelião ocorrida no Maranhão e Piauí entre 1838 a 1841.
Cosme foi pioneiro em incentivar a educação num quilombo, criando em Lagoa Amarela uma escola para que os negros pudessem aprender a ler e escrever, o que naquela época foi um feito notável, tendo em vista que somente os mais abastados usufruíam desse direito.
Negro Cosme foi condenado por liderar mais de três mil escravos numa das mais importantes lutas pela resistência do povo negro no Maranhão e no Brasil. Ele foi enforcado em 17 de setembro de 1842, em frente à Cadeia Pública de Itapecuru-Mirim, hoje Casa da Cultura Professor João Silveira, transformando-se em símbolo da luta contra a escravidão e de luta pela igualdade de direitos.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.