02 Abril - 2021

CONFIRA AS ÚLTIMAS AÇÕES DA OAB MARANHÃO DIRECIONADAS À VALORIZAÇÃO DA MULHER E AO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO ESTADO

Os 31 dias do mês de março foram movimentados por muitas ações e debates sobre a valorização da mulher na OAB Maranhão. Através da campanha “Juntas, Construímos Nossa História”, a Comissão da Mulher e da Advogada (CMA) da Ordem ecoou sua voz em todo o Estado, levando informação e conscientização a respeito de diversos assuntos relacionados à pauta feminina, além de promover discussões pelo fim da violência contra a mulher.

A programação encerrou na última quarta-feira, 31 de março, com o painel “Enfrentamento à violência contra a mulher em tempos de pandemia”, transmitido pelo instagram da Comissão e conduzido pela presidente da CMA no Maranhão, Tatiana Costa. O painel contou ainda com a participação da presidente da Comissão Nacional da Mulher e da Advogada do Conselho Federal da OAB, Daniela de Andrade Borges; do presidente da Seccional Maranhense, Thiago Diaz; e das presidentes e membros das Comissões de todas as Subseções do Estado.

No Maranhão, a campanha iniciou dando destaque aos espaços já ocupados pelas mulheres, tanto na advocacia, quanto na sociedade como um todo, fazendo com que as mulheres se reconheçam enquanto agentes de sua própria história, na luta por mais direitos e ocupação de espaços sociais.

E na reta final do mês, a Comissão abriu um alerta para a violência contra mulher, tanto por meio de clipes, lives, debates e cards nas redes sociais, quanto por uma ampla campanha nas ruas da cidade, onde foram espalhados 50 totens eletrônicos, em diferentes pontos, com exemplos fáceis para perceber a forma como ocorre a violência doméstica e como fazer para denunciar o agressor.

“Durante todo o mês de março, a força, valor e autonomia da mulher foram os pilares da nossa campanha na OAB Maranhão. E nessa última semana, não poderíamos deixar de falar do enfrentamento à violência contra a mulher. Muitas vezes, nem a própria mulher tem noção de que está sendo vítima de violência doméstica, pois a grande maioria acredita que esta consiste apenas na violência física, sendo que essa é só uma de suas modalidades. Por isso é tão importante divulgarmos todas essas formas. E para além das redes sociais, nossa campanha se estendeu às ruas, como um grito de basta e como uma mão que socorre, mostrando que as vítimas não estão sozinhas”, explicou a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Tatiana Costa.

Além da campanha de conscientização nas ruas e nas redes sociais, a CMA arrecadou 100 cestas básicas e 200 quilos de peixe para doação a mulheres vítimas de violência doméstica. Os alimentos foram entregues a instituições que cuidam dessas mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira, no dia 1º de abril.

“Essa campanha de arrecadação de cestas básicas ocorreu de 1º a 31 de março. Nós recebemos os alimentos na sede da Seccional. Gostaríamos de agradecer ao apoio de cada pessoa que contribuiu, em especial à Delegada Kazumi Tanaka, da Casa da Mulher Brasileira, e ao Secretário Municipal de Segurança Alimentar, Júnior Vieira, que doou os 200 quilos de peixe. Agradecemos, também, a parceria da Comissão de Esportes, que nos ajudou no recebimento e distribuição dos alimentos”, pontuou a advogada.

Presente em todas as 17 Subseções da Ordem Maranhense, a Comissão da Mulher e da Advogada estendeu sua campanha em diversos municípios, ouvindo a realidade vivida em cada cidade e buscando, de forma conjunta, maneiras para solucionar as reais necessidades e fortalecer a Comissão no Estado.

Em cada semana, a OAB lançou uma edição do projeto CMA Talks, transmitido nas redes sociais da Ordem, com convidadas especiais que falaram, de forma mais aprofundada, sobre os ideais da campanha, tais como a força da mulher e o alcance da representatividade nos espaços de poder; Valorização da Mulher no Avanço da Sociedade; “Empreendedorismo, Poder de Decisão e Empoderamento da Mulher” e, por fim, “Enfrentamento à Violência contra a Mulher em tempos de pandemia”.

Paralelo a esse projeto, foram feitas homenagens às mulheres advogadas e funcionárias que compõem a OAB Maranhão, por meio de vídeos nas redes sociais e ações na sede. Todas as ações foram readaptadas por conta do contexto de pandemia e seguiram as devidas medidas de segurança contra o coronavírus.

Ainda no mês de março, a OAB divulgou a instalação da Procuradoria Estadual da Mulher Advogada da OAB Maranhão. Em conjunto com a CMA, a Seccional pautará os temas específicos e de relevância para as advogadas do Estado.

“Compreendemos que há dificuldades específicas só enfrentadas pelas mulheres advogadas, por isso registramos a criação, no âmbito de nossa Seccional, da Procuradoria Estadual da Mulher e da Advogada da OAB Maranhão. A Casa está à disposição para atender da melhor maneira possível às necessidades das mulheres e conseguir trazer cada vez mais avanços", informou o presidente da Seccional, Thiago Diaz.

Apesar da campanha ter chegado ao fim, a Comissão da Mulher e da Advogada informa que dará seguimento a todas as ideias semeadas durante o mês. “Foi iniciada uma história diferente no mês de março, de um trabalho integralizado com todas as CMA’s do estado e que se estenderá durante o ano, deixando um legado de crescimento, legislação e direito das mulheres”, finalizou Tatiana Costa.