22 Novembro - 2019

DIREITO DIGITAL E NOVAS TECNOLOGIAS SÃO TEMA DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA OAB MARANHÃO

Debater sobre os temas que estão em voga no Direito Digital foi a proposta do II Seminário Maranhense de Direito e Novas Tecnologias realizado pela OAB Maranhão, nesta quinta-feira (21), no auditório de sua sede, que reuniu nomes importantes do mercado e trouxe visões complementares sobre como as tecnologias estão se instalando na sociedade, reformulando os processos e práticas de trabalho, principalmente na área do Direito.

A programação teve início com a palestra ‘Responsabilidade na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais’, ministrada pela advogada e especialista em Direito Digital, Tamiride Monteiro Leite. “O nosso objetivo nesta apresentação foi detalhar a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), mostrando como ela afetará a rotina das pessoas e da sociedade. Nós abordamos também a responsabilidade civil, quem serão os operadores e os controladores. Enfim, fizemos um apanhado geral sobre o que vai acontecer com a democracia a partir da sua implantação”, ressaltou Tamiride Leite.

Em seguida, o evento tratou dos temas ‘Fake News como forma de ataque à democracia’, com a vice-presidente da Comissão de Direito Digital, Edmée Capovilla; ‘Crimes Informáticos: porn revenge e ransonware’, com os delegados Kazumi Tanaka e Odilardo Muniz; e ‘Direito de Inovação: Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação’, abordado pela advogada e professora Heloísa Medeiros.

Um dos pontos centrais do evento foi a palestra ‘Sociedade Informacional e mercado: o oceano azul para a advocacia moderna’, ministrada pelo advogado e professor Carlos Anderson Ferreira, que destacou a importância dos profissionais da advocacia expandirem seus olhares para encontrar novos nichos de mercado e os transformarem em clientes.

“Assim como em outras áreas, na advocacia também precisamos buscar o nosso oceano azul, isto é, buscar novas oportunidades e formatos de trabalho de modo que a concorrência se torne irrelevante. Precisamos estar atentos ao mercado e a esse novo cenário digital com o objetivo de encontrar novos modelos de atuação e identificar novas demandas”, ressaltou o professor Carlos Anderson Ferreira.

Para o presidente da Comissão de Direito Digital, Dyego Moraes, o II Seminário Maranhense de Direito e Novas Tecnologias foi um sucesso, pois conseguiu reunir assuntos diversos e transmitir aos participantes a importância de se adequar a esse novo cenário. “O evento foi muito proveitoso e superou nossas expectativas, pois trouxe novos horizontes acerca do Direito Digital, que é uma área em constante evolução. As palestras dialogaram entre si e, com certeza, trouxeram mais conhecimento e novas perspectivas aos participantes”, concluiu Dyego Moraes.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.