27 Setembro - 2022

EM CELEBRAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DO IDOSO, COMISSÕES DA OAB/MA MARCAM PRESENÇA NA "VILA SÃO LUÍS - AMIGA DA PESSOA IDOSA"

Em alusão ao Dia Municipal do Idoso (27/09), a OAB Maranhão, por meio da Comissão Estadual do Direito da Pessoa Idosa, Comissão do Direito do Consumidor e Comissão de Direito das Famílias, participou da ação “Vila São Luís - Amiga da Pessoa Idosa”.

As atividades, organizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio do Conselho Municipal do Idoso e em parceria com outros órgãos e instituições, tiveram o objetivo de despertar na sociedade e nos administradores públicos um olhar para suas cidades sob o ponto de vista da pessoa mais velha, identificando falhas e obstáculos que possam, de algum modo, obstar ou interferir no envelhecimento ativo. A programação aconteceu no Parque do Bom Menino e contou com a participação do prefeito Eduardo Braide.

A OAB/MA é uma instituição amiga da pessoa Idosa e que dialoga com diversas instituições na busca do reconhecimento e garantia dos direitos da população acima de 60 anos. Para o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, “nossas Comissões estão sempre atuantes e conectadas, desenvolvendo trabalhos em prol dos mais diversos setores da sociedade. A população idosa também conta com nosso apoio”, afirmou o presidente.

Para a presidente da Comissão Estadual do Direito da Pessoa Idosa da OAB Maranhão, Deborah Cartagenes, “a sociedade e o poder público devem ver, no processo de envelhecimento mundial, um cuidado imprescindível em prol da promoção e manutenção da qualidade de vida dos idosos. Pensar em qualidade de vida na terceira idade implica, também, em repensarmos os espaços e os serviços públicos”, expressou.

A ação contou com palestras, orientações, estação saúde e atendimento às pessoas idosas, apresentação cultural e musical. A “Vila São Luís - Amiga da Pessoa Idosa” deve antecipar e ofertar respostas flexíveis às necessidades relacionadas ao envelhecimento e respeitar a autonomia da pessoa idosa.

A atuação das instituições parceiras no processo de envelhecimento ativo é determinado por inúmeros fatores que, isolados ou em conjunto, auxiliam para a promoção da saúde, da participação social e da segurança na terceira idade. Estes três pilares são indissociáveis quando o assunto é o envelhecimento com manutenção da qualidade de vida.