18 Agosto - 2017

EM ITINERÂNCIA PELA SUBSEÇÃO DE TIMON, COMITIVA DA OAB/MA INSPECIONA CENTRAL DE FLAGRANTES DA CIDADE

No último dia, 15/08, a comitiva da OAB Maranhão, em itinerância pela Subseção de Timon, juntamente com representantes do SINPOL, visitou e inspecionou a Central de Flagrantes de Timon-MA, na região dos Cocais, onde pode constatar inúmeras irregularidades na unidade. Integravam a comitiva da Seccional Maranhense da Ordem, além do presidente, Thiago Diaz, o Conselheiro Federal, Luís Augusto Guterres, a secretária geral-adjunta, Alice Salmito, o presidente da Subseção, Assis Filho, a vice-presidente Fernanda Castro e um grupo de advogados que militam na região.

“Nosso objetivo aqui foi verificar a situação desta Central de Flagrantes. E pudemos detectar várias falhas que comprometem tanto a segurança dos presos, quanto dos trabalhadores da Central e da própria população.  A unidade encontra-se em situação de total precariedade”, disse o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

Durante a inspeção, a comitiva da OAB detectou várias falhas no prédio, como estrutura comprometida, com iminência de desabamento, paredes mofadas, e muros externos baixos, que não oferecem segurança. Também foi verificado rachaduras, instalações elétricas precárias, portas danificadas, banheiros fétidos, falta de água e ar condicionados velhos e sem manutenção. Um agravante que chamou a atenção dos membros da OAB foi a forma desumana em que os presos são submetidos, encarcerados em uma única cela, e utilizando a água do vaso sanitário para tomar banho.

Vale destacar que em março deste ano, a diretoria do SINPOL-MA, na pessoa diretor Neto Waquim, esteve no local e constatou inúmeras irregularidades na unidade. Na oportunidade, o sindicato enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), relatando o estado calamitoso em que os servidores trabalham no local. Cinco meses depois da inspeção e os problemas estruturais permanecem.

Segundo Waquim, o SINPOL/MA vai continuar com o roteiro de visita às delegacias de polícias. “O SINPOL-MA, em sua política de valorização, busca lutar por estruturas dignas de trabalho. Desta forma, não hesitamos em solicitar o apoio da OAB, nesta questão, que é de interesse de toda a sociedade. Essas ações são o início de uma nova Polícia Civil, em que o SINPOL se faz presente no interior do estado, para que a nossa instituição seja vista com dignidade e valorizada como merece. A atual diretoria cumpre mais uma promessa de campanha, que é de levar o sindicato ao interior, de forma atuante, pela primeira vez em sua história”, ressaltou.