02 Julho - 2020

EM REUNIÃO PROMOVIDA PELA OAB MARANHÃO ADVOCACIA PREVIDENCIARISTA DEBATE RETOMADA DOS TRABALHOS PRESENCIAIS E A CRIAÇÃO DE CANAIS VIRTUAIS

A Comissão de Direito Previdenciário da OAB Maranhão reuniu, por videoconferência, mais de 65 advogados e advogadas previdenciaristas. O encontro virtual, realizado na última terça-feira, 30 de junho, tratou da reabertura das agências do INSS e sobre o novo canal de atendimento que será criado pelo Instituto destinado à advocacia. Além disso, a reunião contou com participação expressiva dos integrantes da Comissão e Subseções.

Ao lado da advocacia previdenciária, estiveram presentes, o presidente da Seccional Maranhense, Thiago Diaz, e a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Cacilda Martins. Pelo INSS participaram o Superintendente Regional Nordeste, Marcos de Brito Campos Júnior, o Gerente Executivo do INSS São Luís, Cayus Oliveira, e Gerente Executivo Substituto da Gerência Imperatriz, Giusep Ricardo Alves Lacerda.

“O INSS tem feito diversas ações com a Ordem, mantendo, dentro do possível, a normalidade no atendimento dos benefícios. E, nesse sentido, o INSS Digital comprova que a virtualização desse atendimento é essencial, uma vez que ele nos permitiu continuar funcionando, mesmo com o cenário de pandemia”, destacou o Presidente, da OAB Maranhão, Thiago Diaz, dizendo ainda que o Maranhão foi o segundo estado do Brasil a implantar essa plataforma.

Diaz também parabenizou o trabalho feito pela Comissão de Direito Previdenciário e a importância que essa área da advocacia tem conquistado nos últimos meses. “A Advocacia previdenciária ganhou ainda mais relevância, tanto no ponto de vista do exercício da advocacia, quanto no aspecto social. É importante falar também que nós estamos vivendo, além de um drama sanitário, uma grande perda no que diz respeito à economia. Este cenário demandará, sem dúvidas, mais da advocacia previdenciária, que apresentará todas essas questões ao INSS que, por sua vez, dará celeridade e destreza a elas”, finalizou.

Na oportunidade, o Superintendente Regional Nordeste do INSS, Marcos de Brito, falou da reabertura das agências e do futuro canal de atendimento destinado à advocacia. “Nós estamos fazendo as aquisições dos EPI’s necessários para que o retorno das atividades presenciais seja feito da melhor forma possível a partir do dia 13 de julho. Há um direcionamento para que, nesse momento de pandemia, seja criado um canal específico para os advogados. Ainda é uma intenção, mas tenho certeza que a OAB Nacional, junto ao INSS, dará um indicativo já no dia 13 de como esse trabalho funcionará. E essa comunicação entre as duas instituições é de extrema importância para que não haja ruídos no processo”, explicou.

Cayus Oliveira, Gerente Executivo do INSS São Luís, comentou sobre o possível funcionamento do canal. “Em São Luís, nós fizemos um canal pela internet, que funciona como um sistema de tickets (inssresponde.info), no qual o cidadão entra no sistema, abre um ticket de dúvida e o servidor responde. Então, a melhor forma de interagir é com esse tipo de formato, que pode ser inserido, sem sombra de dúvidas, para o atendimento exclusivo à advocacia”, explicou.

Presente na reunião, o Gerente Executivo Substituto da Gerência Imperatriz, Giusep Ricardo Alves Lacerda, também colocou à gerência da cidade à disposição da advocacia. “Acredito que nos últimos dois anos, o INSS avançou muito nessa questão do digital. Graças à modernização e o investimento do Instituto em tecnologia, tanto que o atendimento não parou, e houve uma redução na demanda de requerimentos. E gostaria de destacar que em Imperatriz, até hoje, não houve demandas em relação à advocacia e que os canais estão disponíveis e a gerência está aberta a todos os advogados da região”, observou.

Para a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Calcilda Martins, a reunião foi extremamente produtiva. “Nós tivemos uma quantidade expressiva de participantes e pudemos dar nossa opinião acerca das demandas previdenciárias, além de ficarmos cientes das informações mais recentes. É de interesse da Comissão em fortalecer a parceria com a superintendência e gerências executivas regionais naquilo que for de melhor para os advogados e advogadas”, analisou.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.