10 Agosto - 2018

ENTREGA DE SEGUNDA SALA DA OAB NO FÓRUM DE SÃO LUÍS MARCA ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DA SEMANA DO ADVOGADO DA OAB/MA E DA CAAMA

Mais um instrumento para facilitar o dia a dia do advogado e da advogada maranhense foi entregue na manhã desta sexta-feira, 10, pela gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA). Em uma solenidade realizada no hall de entrada do Fórum Desembargador Sarney Costa, a OAB/MA e a CAAMA entregaram a segunda Sala do Advogado no Fórum de São Luís.

O evento, que marcou o encerramento da programação da Semana do Advogado da OAB Maranhão, foi prestigiado pela diretora do Fórum, a juíza Diva de Barros Mendes, pelo Corregedor Geral de Justiça do Estado do Maranhão, Desembargador Marcelo Carvalho, por Conselheiros Seccionais da OAB, diretoria da ESA, presidentes de Comissões da Ordem e por diversos advogados maranhenses, que já podem contar com mais este espaço para a realização de seus trabalhos.

“Estamos muito felizes por coroar a Semana da Advocacia com a entrega da segunda Sala da OAB no Fórum. Não é uma nova sala, mas a segunda Sala da Advocacia no Fórum Maranhense. O que estamos fazendo aqui, é ampliando os serviços para a advocacia, é buscando facilitar o dia a dia do advogado e da advogada maranhense com a entrega desse espaço mais amplo, confortável e acessível a todos”, destacou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Compartilhando do mesmo sentimento de felicidade, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Diego Sá, parabenizou os advogados por mais essa conquista. “Essa sala do Fórum de São Luís, é mais uma sala inaugurada pela OAB/MA em parceria com a Caixa de Assistência, ao todo já inauguramos mais de 40 salas em todo o Estado, ofertando toda a estrutura necessária para que o advogado desenvolva um bom trabalho. Parabéns à advocacia maranhense por mais este espaço”, colocou Diego Sá.

Para a diretora do Fórum, a juíza Diva de Barros Mendes, ofertar mais esse espaço para a advocacia é resultado de uma boa relação institucional que agora vem havendo entre magistrados e advogados para a melhoria da qualidade de trabalho de todos os atores envolvidos na estrutura Judiciária. “É uma felicidade poder estar à frente da diretoria do Fórum e contribuir com a inauguração dessa Sala para a OAB. A entrega dessa Sala representa a boa parceria entre os magistrados e os advogados. Uma estrutura como esta é bem-vinda para o bom desenvolvimento do trabalho do advogado”, disse ela.

A nova sala representa mais um avanço no atendimento às necessidades da advocacia, pois trará uma estrutura que vai proporcionar mais agilidade e melhores condições para o trabalho dos profissionais no Fórum. Os advogados e advogadas terão à disposição, nessa nova estrutura, 18 computadores, impressora/copiadora e internet, em um ambiente com 64 metros quadrados, onde podem acessar processos, imprimir documentos, receber clientes para reuniões e outras atividades relacionadas ao desempenho profissional.

Em seu discurso, o Corregedor Geral de Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, enalteceu o papel do advogado e da OAB para a boa administração da Justiça. “Era preciso que os advogados tivessem um local digno para o desenvolvimento de seu trabalho. E este espaço vem justamente coroar o trabalho do advogado, que é um criador do direito. É aquele quem traz tudo ao poder judiciário. A advocacia é essencial à Justiça”, apontou o Corregedor.

Nesse ponto, parafraseando Rui Barbosa, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, enalteceu a importância do advogado na administração da justiça, lembrando que segundo o patrono da advocacia, “advocacia e magistratura são duas faces de uma mesma moeda. Na advocacia, justiça militante. Na magistratura, justiça imperante. Duas faces complementares, uma sem qual, a outra não existe”, frisou Diaz.

A nova Sala da Advocacia também traz uma novidade em relação à primeira sala do Fórum que é a acessibilidade, pois se localiza no andar térreo, sendo de fácil acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “É um espaço planejado para atender as necessidades dos profissionais da advocacia, com funcionalidade e conforto, onde será possível desempenhar tarefas do cotidiano dos profissionais de forma rápida e eficaz”, ressaltou o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

Compromisso com a advocacia

Em pouco mais de três anos e meio de gestão, a OAB Maranhão já instalou ou reformou 42 Salas da Advocacia, em Fóruns da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho em todas as regiões do estado. Essas estruturas são instaladas por meio de uma parceria entre a OAB/MA e a Caixa de Assistência do Advogado do Maranhão (CAAMA), que investe na aquisição dos equipamentos. “Essa é uma das ações em que investimos com prioridade, pois a Sala da Advocacia tem contribuição direta para a atuação do profissional, possibilitando um contato com o cliente antes das audiências, o acesso e a impressão de processos e documentos, enfim, disponibiliza nos fóruns uma estrutura de escritório aos advogados e advogadas”, afirmou Thiago Diaz.