19 Fevereiro - 2021

ESA/MA APROVA 85,18% DOS ALUNOS PARA O MESTRADO DA UFMA EM DIREITO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DA JUSTIÇA

Após meses de muita dedicação e estudos, 85,18% dos alunos da ESA já podem comemorar a aprovação no tão sonhado Mestrado da UFMA em Direito e Instituições do Sistema de Justiça. Os aprovados, que passaram pelo Curso Preparatório da Escola Superior da Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana realizado de março de 2020 a janeiro de 2021, foram orientados por uma equipe especializada de professores para o sucesso de cada etapa da Seleção até conquistarem suas aprovações.

Para o diretor geral da ESA/MA, professor Antônio Gaspar, esse é um momento de grande alegria para todos que fazem parte da Escola. “Ficamos muito felizes com a aprovação dos nossos alunos, o que representou um índice de 85% do total que preparamos. Espero que eles continuem frequentando nossos cursos e que consigam multiplicar esse conhecimento que adquirirão por meio do mestrado para toda a sociedade”, afirmou.

Essa é a quarta turma do Preparatório. Nesta edição, o cronograma foi dividido em 10 módulos, nos quais foram explicados todos os pontos da Seleção de Mestrado: Apresentação; Memorial e Currículo Lattes; Elementos do Projeto de Pesquisa (Tema, Delimitação, Problema, Hipótese, Pressupostos); Elementos do Projeto de Pesquisa (Justificativa, Objetivos, Embasamento Teórico, Cronograma, Referências); Metodologia da Pesquisa e, por fim, muitas discussões sobre as obras que fizeram parte da Seleção.

“Nós, de forma muito completa, ajudamos, tanto na elaboração do projeto, quanto na elaboração das respostas às questões que foram feitas com base nas quatro obras jurídicas. A primeira etapa do preparatório ajudou o aluno/advogado ou membro de outra carreira jurídica a fazer o projeto de pesquisa, ou seja, a proposta de investigação de um tema. Do mesmo modo, a segunda etapa consistiu em auxiliar o aluno nas chaves de leitura dos livros. Mais uma vez, ficamos felizes com o alto índice de aprovação da nossa quarta turma”, explicou o professor Marcelo Carvalho, diretor de Pós-Graduação da ESA/MA.

Cada uma dessas etapas foi pensada para que a experiência dos participantes fosse a mais positiva possível. Para o Diretor de Ensino à Distância da ESA, Alfredo Góes, essas etapas foram de extrema relevância no processo de Seleção dos participantes. “Sabemos que a vida de todos é muito corrida. Então, para aqueles que não conseguiram ler integralmente as obras, tiveram a oportunidade de discutir ao longo do curso sobre elas. É através do estudo dessas obras que o projeto de cada participante teve qualidade para convencer o orientador”, informou Alfredo.

Foi através de todo esse acompanhamento e preocupação com as etapas da Seleção disponibilizada pela ESA, que o advogado Ítalo Viegas conseguiu se preparar e conquistar sua aprovação na sua primeira tentativa para entrada no Mestrado.

“Essa foi a minha primeira tentativa e eu já obtive êxito, principalmente por conta da qualidade das aulas, do material, dos professores e da rede de apoio disponibilizada pela Escola desde o início da Seleção. Por isso, recomendo muito a ESA para aqueles que, assim como eu, desejam ser aprovados”, expressou o mais novo mestrando da UFMA.

O Técnico Judiciário da Justiça Federal, Fredson de Sousa Costa, também comemorou sua aprovação e afirmou que a ESA foi essencial para essa conquista, enfatizando a qualidade do Preparatório do início ao fim.

“O Preparatório da ESA foi fundamental para minha aprovação. Além de possuir uma excelente equipe de professores, possui uma metodologia voltada para dar um amplo suporte ao aluno em todas as etapas do processo de Seleção, desde a fase da elaboração do anteprojeto de pesquisa até a fase de entrevista. Por isso, eu recomendo o curso da ESA e agradeço a toda a equipe, na pessoa do professor Marcelo Carvalho”, explicou.

Você tem interesse em fazer parte da próxima lista de selecionados no Mestrado? Então fique atento aos nossos canais de comunicação para participar do Preparatório da ESA. Assim que sair o edital de Seleção de Mestrado 2021 da UFMA, a Escola lançará a quinta turma do preparatório. Conte com a ESA e prepare-se para tornar seu sonho realidade.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.