11 Janeiro - 2021

ESA/MA FINALIZA A QUARTA EDIÇÃO DO CURSO PREPARATÓRIO PARA SELEÇÃO DE MESTRADO EM DIREITO DA UFMA

Chegou ao fim a quarta edição do Curso Preparatório para Seleção de Mestrado em Direito e Instituições do sistema de Justiça da UFMA, promovido pela Escola Superior da Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana. O módulo de encerramento foi realizado ao longo dos dias 05, 06 e 07 de janeiro, na sala da ESA, onde os alunos puderam fazer uma simulação da entrevista a respeito de seus projetos, etapa essencial do processo de Seleção. Ao todo, 27 pessoas participaram presencialmente e 6, no formato virtual.

Neste módulo, 39 pessoas participaram e puderam simular a entrevista que será dada à banca da seleção de Mestrado nos dias 14 e 15 de janeiro. Para essa simulação, os alunos contaram com a avaliação da equipe de professores da ESA que, ao final, apresentaram os pontos a serem melhorados. Dessa forma, os advogados estarão mais preparados e seguros no momento da entrevista com os professores da UFMA, garantindo assim maiores chances de serem aprovados.

O preparatório vem orientando os participantes desde o mês de outubro. Dividido em 10 módulos, foram explicados todos os pontos da Seleção de Mestrado: Apresentação; Memorial e Currículo Lattes; Elementos do Projeto de Pesquisa (Tema, Delimitação, Problema, Hipótese, Pressupostos); Elementos do Projeto de Pesquisa (Justificativa, Objetivos, Embasamento Teórico, Cronograma, Referências); Metodologia da Pesquisa e, por fim, muitas discussões sobre as obras que fazem parte da seleção.

“Nós, de forma muito completa, ajudamos, tanto na elaboração do projeto, quanto na elaboração das respostas às questões que serão feitas com base nas quatro obras jurídicas. A primeira etapa do preparatório ajudou o aluno/advogado ou membro de outra carreira jurídica a fazer o projeto de pesquisa, ou seja, a proposta de investigação de um tema. Do mesmo modo, a segunda etapa consistiu em auxiliar o aluno nas chaves de leitura dos livros. Assim, esperamos ter grande índice de aprovação da turma, como aconteceu no processo anterior, em que tivemos o número de 62% de aprovação”, explicou o professor Marcelo Carvalho, diretor de Pós-Graduação da ESA/MA.

Cada uma dessas etapas foi pensada para que a experiência dos participantes seja a mais positiva possível. “Sabemos que a vida de todos é muito corrida. Então, para aqueles que não conseguiram ler integralmente as obras, tiveram a oportunidade de discutir ao longo do curso sobre elas. É através do estudo dessas obras que o projeto de cada participante teve qualidade para convencer o orientador”, informou Alfredo Góes, Diretor de Ensino à Distância da ESA.

Além de serem orientados em cada etapa da seleção, os participantes do preparatório recebem certificado equivalente a 68 horas/aula.

Tem interesse em fazer o mestrado? Então fique atento aos nossos canais de comunicação. Assim que sair o edital de Seleção de Mestrado 2021 da UFMA, a ESA lançará a quinta turma do preparatório. Conte com a ESA e prepare-se para tornar seu sonho realidade.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.