09 Janeiro - 2020

ESCOLA DA ADVOCACIA DA OAB MARANHÃO SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA NO ENSINO JURÍDICO NO ESTADO

Com uma atuação expressiva e direcionada à capacitação e atualização do estudante e do profissional do direito, a Escola Superior de Advocacia da OAB Maranhão (ESA) é, hoje, a principal referência quando se fala em ensino jurídico no Estado. No ano de 2019, a ESA Maranhão promoveu 94 eventos jurídicos entre cursos, palestras, seminários, workshops, e emitiu 4.537 certificados de conclusão de cursos realizados em São Luís e nas 17 Subseções da OAB Maranhão.

Esse número, adicionado aos três últimos anos da gestão Thiago Diaz elevam para mais de 21 mil alunos certificados pela Escola da Seccional da Ordem, que vem se consolidando, a cada ano, como um centro de referência no ensino jurídico de estudantes de direito, jovens e experientes profissionais da advocacia. Ao todo, em 2019, a Escola Superior da Advocacia ofereceu 1.020 horas/aula e contabilizou 14.831 inscritos em todos os eventos acadêmicos por si ofertados.

“Ao longo de 2019, buscamos tratar de temas atuais, tais como, as reformas da previdência, trabalhista e tributária. Além disso, internalizamos nesta Casa temas que dizem respeito a ramos do direito ainda pouco explorados, mas com potencial de mercado interessante para a advocacia, como, por exemplo, o direito marítimo e aeroespacial. Todos esses temáticas contaram com eventos específicos, divididos em palestras, congressos e simpósios” afirmou o diretor geral da ESA Maranhão, professor Antônio Gaspar.

Os cursos oferecidos pela ESA Maranhão são focados na prática jurídica e têm por objetivo qualificar o advogado para o dia a dia da profissão desde as questões mais simples para a jovem advocacia como a redação de petições iniciais e de recursos, como atuar em um tribunal do júri, ou mesmo como fazer sustentações orais.

Também trazem questões mais práticas como treinamentos sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe), INSS Digital, PJe-Calc, Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), Reforma da Previdência, Reforma Tributária, Direito Penal, Processual Penal, Reforma Trabalhista, além das demais áreas do direito.

ESA nas Subseções

Em continuidade ao trabalho iniciado na gestão passada, então sob a Direção do Professor João Batista Ericeira, a ESA, em 2019, ampliou seu leque de cursos e eventos e promoveu qualificação em todas as Subseções da seccional por meio do projeto “ESA nas Subseções” que ofertou 464 horas/aula, contabilizando 4.537 inscritos distribuídos em eventos nas mais diversas áreas do direito. O ano foi marcado também pela expansão dos cursos de pós-graduação para as Subseções de Bacabal, Imperatriz, Caxias e Codó.

Para o Diretor de Pós-Graduação da ESA, professor Marcelo de Carvalho, o ano de 2019 foi de expansão e consolidação da Escola como referência no ensino jurídico. “Trabalhamos esse ano justamente para consolidar nossa Escola enquanto referência no ensino jurídico. O trabalho foi apenas iniciado. Ainda há muito a se fazer no tocante à aproximação da ESA com a classe jurídica que milita nas comarcas do interior do estado”, pontuou.

Essa consolidação enquanto centro de ensino jurídico da Escola Superior da Advocacia da OAB Maranhão se dá também pela realização de pós-graduações nas áreas de Direito Previdenciário (São Luís e Imperatriz), Pós Graduação de Prática Processual Civil, Previdenciário e Trabalhista (Bacabal), Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho em parceria com a Faculdade CEST, Direito Processual Penal com a UFMA além da realização de curso preparatório para seleção de mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA.

O ano de 2019 foi marcado também pela realização de grandes eventos jurídicos fruto de parceria da Escola com as Comissões da OAB que reuniram grande público no auditório da Seccional com destaque para a realização do III Simpósio Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, II Encontro Maranhense da Advocacia Criminal, I Congresso Nacional das Relações Contemporâneas de Trabalho, Perspectivas para uma Reforma Tributaria, Conferencia em Comemoração aos 29 anos do CDC, V Congresso Ibero Americano de Direitos Humanos e Advocacia: Democracia, Reformas Legislativas e 100 anos da OIT.

“Temos na qualificação da advocacia um dos pilares de nossa gestão. Só este ano, por meio da nossa ESA, promovemos qualificação em todas as Subseções da Ordem nas mais diversas áreas do direito. Expandimos nossa pós-graduação para mais três subseções, além do mestrado que acontece aqui em São Luís. Fico muito feliz com os resultados apresentados pela Escola que tem cada vez mais proporcionado cursos, palestras, seminários e convênios para que a advocacia maranhense fique mais preparada para o mercado e também possa atuar melhor nas causas de defesa da sociedade”, disse o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Novas perspectivas

Para 2020, a diretoria da ESA Maranhão se compromete a manter e ampliar suas atividades. Ainda no primeiro semestre será implantado o Projeto “TV ESA” e a retomada das transmissões ao vivo dos eventos da OAB com acesso exclusivo aos advogados que se encontram nas Subseções. Ambos os projetos fazem parte do trabalho de implantação do sistema de ensino à distância da Escola. “A ideia é aumentar cada vez a oferta de cursos pela internet nas diversas áreas do direito. Com isso, nós buscamos promover a capacitação da advocacia e, em última instância, dar a nossa contribuição para um profissional bem preparado que trabalhará em favor da construção de uma sociedade cada vez mais justa e democrática”, frisou o Diretor de Ensino à Distância da ESA/MA, Alfredo Góes.