25 Maio - 2019

Escola Superior da Advocacia da OAB Maranhão realiza seu I Colóquio de Ciências Criminais

Ocorreu na noite da última sexta-feira (24), no Auditório da OAB Maranhão, o I Colóquio de Ciências Criminais da Advocacia Criminal maranhense. Desenvolvido pela Escola Superior da Advocacia, por meio da sua diretoria de pós-graduação, com o apoio da Comissão da Advocacia Criminal, das Universidades Estadual e Federal do Maranhão e do Brisamar Hotel. O evento teve por objetivo debater as nuances do Direito Processual Penal e da Criminologia através de dois painéis que foram ministrados por renomados doutores do Direito Criminal.

O painel de abertura do Colóquio teve com tema “Criminologia: A Punição no Neoliberalismo” e foi ministrado pelo Doutor, Mestre e Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Augusto Jobim do Amaral. Logo em seguida, ocorreu o painel “Direito Processual Penal - As Nulidades no Processo Penal e a Questão Probatória”, que foi ministrado pelo também Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Rosmar Rodrigues Alencar.

O evento foi voltado para acadêmicos, advogados, professores e demais interessados na área de ciências criminais e criminalidade. “Esse é o primeiro curso que oferecemos em conjunto com a UFMA e a UEMA. A ESA tem o compromisso e se emprenha na promoção desses eventos porque, ao final, nós temos uma grande quantidade de profissionais qualificados e isso significa, à frente, uma advocacia respeitada”, explicou o Diretor de Pós-Graduação da ESA/MA, professor Marcelo Carvalho.

Para o Dr. Augusto Jobim do Amaral, o tema é de inteira relevância para o atual cenário do país. “Em circunstancias como as que estamos vivendo no Brasil, é cada vez mais necessário trazer, não só o grupo de advogados, mas de juristas em geral, para refletir em torno das ciências criminais. Nós temos um país com uma tremenda crise de naturalização de violência, então é sempre importante que grupos se unam nesse momento, como está fazendo a OAB/MA, para entendermos nossa condição, tanto no exercício da advocacia como, também, da docência”, pontuou.

Já o Dr. Rosmar Rodrigues Alencar, considerou muito importante a postura da OAB/MA, em promover o momento. “Avalio como positivo a posição da OAB/MA de promover esse debate de temas centrais, como por exemplo, impor pena contra alguém. São eventos como esses que permitem um intercambio cientifico e cultural entre aqueles que fazem parte’, concluiu.

A OAB Maranhão, por meio da ESA, tem trabalhado diariamente para oferecer uma vasta opção de cursos e palestras à advocacia maranhense, sempre em busca de uma melhor qualificação profissionais aos advogados e advogadas maranhenses. Esse é um compromisso firmado pela gestão do presidente Thiago Diaz, contando com apoio incansável da diretoria da ESA.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.