01 Fevereiro - 2019

FELIPE SANTA CRUZ É O NOVO PRESIDENTE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

O Conselheiro Federal e ex-presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, foi eleito na noite de quinta-feira (31/01), presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele estará no comando da OAB Nacional no triênio 2019-2022.

A chapa "OAB Forte e Unida", encabeçada por Santa Cruz, elegeu ainda o ex-presidente da OAB-BA Luiz Viana para o cargo de vice-presidente, o ex-diretor-Geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA) José Alberto Simonetti, para o cargo de Secretário-Geral, o Conselheiro Federal pelo Mato Grosso do Sul, Ary Raghiant Neto, para o cargo de Secretário-Geral Adjunto e o ex-presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, como Diretor Tesoureiro.

Pelo Maranhão, eleitos no último dia 23 de novembro de 2018, foram empossados os três Conselheiros Federais; Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, Daniel Blume Pereira de Almeida e Charles Henrique Miguez Dias, representante da Subseção de Imperatriz. Como suplentes, foram empossados também a ex-Diretora tesoureira da OAB/MA, Deborah Porto Cartágenes, o professor, advogado e ex-diretor Geral da ESA/MA, João Batista Ericeira, e o advogado Yuri Brito Correa.

“Digo que quem assume essa cadeira não pode substituir. Há cargos que são passíveis de substituição, outros no máximo somos sucessores. Eu aqui assumo uma parcela do comando dessa nau, esperando que o tempo que se apresenta à frente melhore, porque isso é o que sonhamos para a sociedade brasileira. Não há país que possa progredir no conflito, o país precisa de técnica, de rotina e de respeito. Seguirei trabalhando. Essa é uma chapa de situação e o primeiro compromisso é seguir marchando, trabalhando”, disse o presidente eleito Felipe Santa Cruz.

O presidente reeleito da OAB/MA, Thiago Diaz, participou da solenidade em Brasília. “Parabenizar o meu amigo Felipe Santa Cruz por sua eleição e desejar uma profícua gestão à frente do Conselho Federal. Gostaria também de parabenizar o agora presidente vitalício do CFOAB, Cláudio Lamachia, por todo seu empenho e dedicação em defesa de nossa classe”, destacou o presidente Thiago Diaz.

A votação, que se deu com chapa única ontem, ocorreu em sessão solene do Colégio Eleitoral, formado pelos conselheiros federais eleitos para o triênio 2019-2022. O voto foi individual e secreto. A sessão foi conduzida pela decana do Conselho Federal, Cléa Carpi da Rocha. Conforme determina o Estatuto da Advocacia e o Regulamento Geral da OAB, participaram da votação os 81 conselheiros federais – representando os 26 estados e o Distrito Federal.