18 Setembro - 2019

FELIPE SANTA CRUZ PARTICIPA DE ENTREGA DE CARTEIRAS A NOVOS ADVOGADOS NA OAB MARANHÃO

A OAB Maranhão promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), a cerimônia de compromisso e entrega de certificados aos novos advogados, realizada no auditório da Seccional Maranhense. Desta vez, o evento contou com a presença ilustre do presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, que foi recepcionado pelo presidente da Casa, Thiago Diaz, e homenageado como patrono da cerimônia.

Nesta edição, foram certificados cerca de 40 novos profissionais para atuar no mercado. Eles participaram do ‘Bem-Vindos à Ordem!’, projeto organizado pela Comissão da Jovem Advocacia, para obter orientações sobre a estrutura disponibilizada pela Seccional Maranhense à advocacia e também ouviram relatos pessoais e profissionais de pessoas com vasta experiência na área advocatícia do Estado, com destaque para a convidada especial, advogada Teresinha Marques, presidente da Comissão de Direito das Famílias. Em seguida, os novos profissionais seguiram para o auditório, onde participaram do rito cerimonial.

Além dos novos advogados, a entrega dos certificados contou com a presença da Diretoria da OAB Maranhão, presidentes de várias comissões da instituição, além de advogadas, advogados e familiares dos novos profissionais. O ponto alto foi o discurso do presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, voltado para a importância dos profissionais da advocacia atuarem como porta-vozes da cidadania em meio ao cenário de crise no país.

“Não há nada mais bonito do que superar o exame de ordem. A advocacia brasileira é um pilar de defesa do Estado Democrático de Direito porque ela está a serviço das minorias, de quem não tem voz, da ampliação e não da retirada de direitos. Não há como imaginar uma advocacia sem selo de qualidade, sem exame de ordem, como está sendo discutido agora. Nós somos porta-vozes da cidadania. Portanto, vocês como novos advogados, possuem essa missão agora”, ressaltou Felipe Santa Cruz sobre a necessidade dos novos advogados assumirem o papel de protagonistas da sociedade, fazendo valer os direitos de todos.

O presidente da Seccional Maranhense, Thiago Diaz, expressou a felicidade em receber o presidente da Ordem Nacional, em terras maranhenses, em um momento tão especial, como o ingresso de novos profissionais no mercado. “Receber em nossa Casa uma visita tão especial e com tanta representatividade na Ordem, como a do Felipe Santa Cruz, nos enche de orgulho, pois ele tem sido uma referência na defesa intransigente dos valores e princípios da sociedade. Tenho muito orgulho de ser presidido e coordenado pelo Felipe, que tem sido atacado constantemente, até no âmbito pessoal, e mesmo assim se manteve firme na defesa de seus valores e princípios”, ressaltou Thiago Diaz.

O novo advogado, Alexandre Serra, comentou que a certificação marca o início de um novo ciclo e poder contar com a presença do presidente da Ordem Nacional, Felipe Santa Cruz, nessa data foi um privilégio. “Tivemos muita sorte de coincidir a nossa cerimônia de certificação com a visita do Felipe Santa Cruz. Ele é uma referência para a classe, pois não só acredita nos princípios constitucionais, mas os vivencia em seu dia-a-dia”, falou Alexandre.

Na ocasião, Felipe Santa Cruz ainda anunciou que a Procuradora Nacional de Defesa das Prerrogativas, Ana Karolina Carvalho, será a nova presidente da Comissão de Relações Institucionais do Conselho Federal da OAB, responsável por manter o relacionamento com todas as seccionais o outras instituições e órgãos públicos.