02 Março - 2021

FORÇA, AUTONOMIA E RESPEITO SERÃO AS PALAVRAS DE ORDEM DO MÊS DA MULHER DA OAB MARANHÃO

Para construir um diálogo de forma unificada em prol de todas as mulheres maranhenses, foi realizado ao longo da manhã da última segunda-feira (01/03), o Colégio de Presidentes de Comissões da Mulher e da Advogada (CMA) da OAB Maranhão. O evento reuniu, de forma on-line, presidentes e membros das CMA’s de diversas Subseções, da Diretoria da Casa e da CAAMA e serviu para o lançamento da campanha do mês da mulher “Cada mulher tem sua luta, faz seu caminho e merece respeito”, assim como apresentação de todas as ações que serão realizadas ao longo de março em celebração às múltiplas potências femininas.

Hoje, a Comissão da Mulher e da Advogada está presente em todas as Subseções do Maranhão. Por isso, a importância do Colégio de Presidentes de CMA com o objetivo de ouvir a realidade vivida em cada município e buscar, de forma conjunta, maneiras para solucionar as reais necessidades e fortalecer a Comissão em todo o estado.

“Quando várias mulheres entram na Ordem, elas ocupam espaços de poder e transformam sua sociedade. Essa é a grande mensagem desse mês de março. Eu gostaria de dar boas-vindas ao nosso mês. Que todas nós possamos fazer dele um mês, verdadeiramente, de empoderamento da mulher, através da força, do respeito e da autonomia, conceitos chaves da nossa campanha”, iniciou a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da Seccional, Tatiana Costa.

A Secretária Geral da OAB/MA, Ananda Farias, também deu destaque à força da mulher nos espaços de luta, enfatizando o papel desempenhado por todas no sistema da Ordem. “É muito importante manter essa agenda de diálogo, pois existe uma espécie de estigma de que as mulheres não se interessam por política e por reuniões. Isso é um produto cultural que há séculos vem sendo construído e disseminado. Mas as mulheres presentes aqui hoje simbolizam o quanto essa ideia é ultrapassada. E essas mesmas mulheres estão ocupando espaços de luta, de decisão. Hoje, a liderança feminina tem importância e responsabilidade, por isso, devemos continuar fazendo parte do sistema de Ordem”, discursou Ananda, falando ainda que é preciso reconhecer e combater os desafios colocados contra as mulheres na sociedade.

O presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, discursou ao longo do evento, afirmando que a Seccional levanta a bandeira da igualdade de gênero desde o início da sua gestão, lutando pela valorização feminina em todos os espaços. “Gostaria de destacar a importância de fomentar esse diálogo para que possamos, a cada dia, de maneira efetiva e real, buscar a valorização da mulher e da advogada. E é com debates como esse que conquistaremos a efetiva igualdade de gênero, causa pela qual estamos lutando há alguns anos na OAB Maranhão. Na Ordem Maranhense, lugar de mulher é onde ela quiser. E a Casa está à disposição para atender da melhor maneira possível às necessidades das mulheres e conseguir trazer cada vez mais avanços”, afirmou Diaz.

A presença da professora e Vice-Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem, Maria da Glória Aquino, foi enfatizada ao longo da reunião. Ela integrará um papel importante na CMA no que diz respeito a projetos que serão levados ao Legislativo. “Falar da OAB é falar da minha casa. Já estou aqui há duas décadas, participando dos trabalhos da Ordem e sempre fui muito bem recepcionada na gestão do Dr. Thiago Diaz. Estou aqui hoje com o objetivo de contribuir para a elaboração legislativa necessária, nas decisões documentais e no fortalecimento da identidade de gênero no que tange ao papel desenvolvido pela mulher, sobretudo no Estado do Maranhão. Agradeço ao voto de confiança de estar com todas vocês e participar desse trabalho de forma construtiva e é a escuta coletiva que faz o debate se engrandecer", explicou a professora.

Ainda no evento, as presidentes de todas as Subseções presentes apresentaram, de maneira sucinta, o trabalho feito pela Comissão da Mulher e da Advogada, assim como as principais dificuldades e demandas das respectivas regiões.

CAMPANHA

Ao longo do Colégio, foi feito o lançamento da campanha “Cada mulher tem sua luta, faz seu caminho e merece respeito”. O objetivo é destacar, ao longo de todo o mês de março, a ampliação da atuação da mulher dentro da advocacia e da sociedade nos últimos anos, bem como abordar a importância dos três pilares - força, valor e autonomia - para que as mulheres se reconheçam enquanto agentes de sua própria história, na luta por mais direitos e ocupação de espaços sociais. Além disso, a campanha também abrirá um alerta para a violência contra mulher que, infelizmente, ainda é vivida por boa parte da população feminina e deve ser denunciada.

AÇÕES
A presidente da CMA, Tatiana Costa, informou que serão realizadas ações ao longo de todo o mês de março, mas lembrou que estas ações serão apenas o pontapé inicial para um longo planejamento anual da Comissão. 
1 - Direito das Mulheres - A primeira ação apresentada foi sobre a realização de rodas de conversa a respeito dos direitos das mulheres com os poderes legislativos, tanto municipal quanto estadual. Serão levadas ideias de projetos formadas de maneira coletiva pelas integrantes da CMA de todo o Estado, e que também serão apresentadas ao Poder Judiciário.
2. Ação Social - Será feita uma ação social com o objetivo de trabalhar a autonomia com as mulheres apenadas, realizando a entrega de kits de higiene para essas mulheres.
3 - Campanha de combate à violência contra mulher - através outdoors, rádio, backbus, filmes para redes sociais, banners para sites e cartazes para distribuição em órgãos públicos e tribunais.
4 - Tribuna Virtual - através do e-mail e redes sociais, será apresentado um manifesto, não só falando das dificuldades, mas também de soluções, dando voz à advocacia feminina e entendendo suas dificuldades.
6 - Curso para as funcionárias da OAB Maranhão - Será realizada uma capacitação sobre os principais temas da campanha - Força, Autonomia e Respeito às funcionárias da Ordem, que também receberão uma homenagem.
7 - Curso Prático de Aplicabilidade da Lei Maria da Penha - Será realizado um curso virtual sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha a advogadas e advogados, finalizando a programação de março.

“Além de trazer o conhecimento jurídico, as mulheres que ministrarão o curso levantarão a discussão sobre a importância do combate à violência. Abraçando a advocacia, levando a capacitação, mas, também, deixando a mensagem para homens e mulheres de que, verdadeiramente, será iniciada uma história diferente no mês de março, de um trabalho integralizado com todas as CMA’s do estado durante o ano, deixando um legado de crescimento, legislação e direito das mulheres”, explicou Tatiana Costa.

A Vice-Presidente da CMA, Lilianne Furtado, também comentou a importância do Curso. “Acredito que conhecimento é poder. Nós precisamos investir em capacitação. Além de precisar entender quais são os nossos direitos, é preciso saber, enquanto advogadas, as formas pelas quais poderemos defender esses direitos, sabendo qual é o nosso lugar e nosso espaço, aliando a Legislação ao nosso conhecimento técnico. Por isso, será realizado o curso prático de aplicabilidade da Lei Maria da Penha para advogadas e advogados. Para ministrar essa capacitação, foram convidadas uma delegada, uma promotora, uma juíza e uma advogada que falarão de todos os trâmites trazidos pela Lei Maria da Penha”, finalizou.

Estiveram presentes no evento: o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz; a Secretária Geral, Ananda Farias; a Presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Tatiana Costa; a Vice-Presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Lilianne Furtado; a Secretária Geral da CMA, Milla Oliveira; a Vice-Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem, Maria da Glória Aquino; a Presidente da Comissão de Direito das Famílias, Alynna Silva de Almeida; a Vice-Presidente da Caama, Cris Ribeiro; e as presidentes e representantes das Subseções: Fernanda Ventura (Santa Inês); Marlúcia Viana (Bacabal); Léia Oliveira (Açailândia); Francisca Freitas (Caxias); Lauriane Dias (Pinheiro); Rafaela (Imperatriz); Bianca Vieira (Pedreiras); Illana Flávia (Grajaú); Francisca Freitas (Caxias); Isadora Luiza (Presidente Dutra).

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.