30 Agosto - 2018

GESTÃO COMPARTILHADA DA OAB MARANHÃO/CAAMA ENTREGA 50ª SALA DO ADVOGADO NA REGIÃO DA BAIXADA MARANHENSE

Em dois dias de itinerância pela Baixada Maranhense, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, OAB/MA, entregou 7 Salas do Advogado em 5 Comarcas para os profissionais em advocacia que militam nessa importante região do Estado. Foram contempladas com as novas estruturas as comarcas de São Bento, Santa Helena, Mirinzal, Bequimão, Viana e Pinheiro. Com isso, a atual gestão da OAB Maranhão atingiu a marca de 50 Salas do Advogado entregues em dois anos e oito meses de gestão.

“Todo esse trabalho advém de um compromisso firmado com a advocacia maranhense de ofertar a estrutura mínima que o advogado precisa para exercer o seu trabalho com dignidade em sua região de origem. Ele reflete também a interiorização da OAB Maranhão. Com a entrega destes espaços na Baixada Maranhense, alcançamos a marca de 50 Salas do Advogado entregues, entre novas e reformadas, em dois anos e oito meses de gestão. A OAB, que antes estava em 22 comarcas, hoje está presente em 77 das 113 comarcas do Estado”, ressaltou o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz.

“Nada representa mais estrutura para a advocacia do que as Salas instaladas nos Fóruns. Por que é no Fórum que os advogados estão no dia a dia e militam. É no Fórum que o advogado precisa imprimir uma procuração rápida, precisa fazer uma petição de juntada, utilizar o PJe, imprimir um documento. Por isso levamos à risca esse compromisso de dar à advocacia maranhense a estrutura necessária para o desenvolvimento de seu trabalho”, frisou Thiago Diaz.

Para o presidente da OAB Subseção Pinheiro, Ruterran Martins, a Sala do Advogado é de fundamental importância para o profissional que milita no interior do Estado. “Hoje a Baixada Maranhense vive outra realidade no que tange à presença e atuação da OAB. Podemos afirmar agora, categoricamente, que a Ordem está presente na Baixada, por meio de sua sede, aqui na Subseção, e também por estas 7 salas instaladas pela diretoria da Seccional em 5 comarcas. Por ter ouvido os anseios dos profissionais que militam aqui e nos ter ofertado os equipamentos e a estrutura necessária para o desenvolvimento do nosso trabalho, o que só contribuirá para o fortalecimento da Ordem em nossa região. Estamos muito felizes com esses dois dias de atividades voltadas para a advocacia da Baixada”, apontou.

Em pouco mais de dois anos e meio de gestão, a OAB Maranhão já instalou ou reformou 50 Salas da Advocacia, em Fóruns da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho em todas as regiões do estado. Essas estruturas são instaladas por meio de uma parceria entre a OAB/MA e a Caixa de Assistência do Advogado do Maranhão (CAAMA), que investe na aquisição dos equipamentos. Todas as Salas entregues pela Seccional têm uma estrutura completa com computador, impressora, móveis e internet, e geralmente trazem o nome de um profissional da região que contribuiu para a advocacia e para a sociedade.

Sala do Advogado
A Sala do Advogado é o espaço no qual o advogado participa ativamente dos processos em curso nos Fóruns e onde exerce o papel de representante legal do cidadão. Ciente da importância desse espaço para advocacia, a OAB Maranhão já entregou em dois anos e oito meses de gestão 50 Sala do Advogado em diversas comarcas do Maranhão.

São Bento – A Sala do Advogado foi equipada com um computador, uma impressora, estrutura de móveis e internet. Recebeu o nome do Advogado Dr. José de Ribamar Reis Soares. Jairo Marques, advogado militante na Comarca de São Bento, ressaltou que “espaços como este fortalecem a advocacia. Para mim e para os colegas que trabalham em São Bento será um grande avanço no desenvolvimento de nossa atividade aqui no Fórum”.

Mirinzal – A Sala Dr. Benedito Cardoso Fontes fica localizada no Fórum de Mirinzal e também foi equipada com um computador, uma impressora, estrutura de móveis e internet. Lidiane Cardoso, advogada militante em Mirinzal, afirma: “É com grande alegria e satisfação que recebemos esta Sala do Advogado aqui no Fórum de Mirinzal. Ela facilitará e muito o nosso trabalho e dos colegas das regiões vizinhas que precisam desse apoio da OAB”.

Santa Helena – A Sala do Fórum de Santa Helena foi equipada com um computador, uma impressora, estrutura de móveis e internet. Henrique Sales, advogado militante na Comarca de Santa Helena destacou que “este é um processo de evolução, e dentro desse processo de evolução nós profissionais de Santa Helena estávamos carentes dessa ferramenta de trabalho, que só contribuirá para a agilização do nosso trabalho. Parabéns à OAB Maranhão e à OAB Pinheiro por suprir essa nossa necessidade”.

Pinheiro - Sala da Justiça do Trabalho – Passou por uma reforma completa com toda uma estrutura de móveis planejados, conjunto de estofados, mesa de reunião, cadeiras, 02 computadores, impressora, bebedouro e internet. Traz o nome do Dr. André Avelino de Sousa Soares, renomado advogado pinheirense. Genival Abrão Ferreira, ex-presidente da OAB Subseção Pinheiro afirmou que é “muito importante para todos nós advogados que trabalhamos aqui na comarca de Pinheiro receber esta ampla sala, equipada e confortável para o desenvolvimento de nossas atividades. Parabenizo aqui a OAB Subseção Pinheiro, pelo empenho em buscar este espaço para nós e parabenizo também o presidente Thiago Diaz por atender esta demanda antiga de nossa região”.

Pinheiro - Sala do Fórum Estadual – Recebeu o nome do Dr. José Francisco Leite e foi reformada recebendo novos estofados, computadores, impressora e internet. Antônio Carlos, ex-presidente da OAB Subseção Pinheiro afirmou: “Temos muito que agradecer pela atual gestão da OAB Maranhão que olhou para a região da Baixada e atendeu aos pleitos de nossa advocacia. Parabenizar o nosso presidente Ruterran Martins pelo brilhante trabalho à frente desta Subseção e dizer que todos nós ganhamos com o aparelhamento deste espaço para o profissional em advocacia”.

Bequimão – A Sala do Advogado recebeu o nome do Dr. Adeildo Jader Ferreira Correia e também foi equipada com um computador, uma impressora, estrutura de móveis e internet. No ato de entrega da Sala a diretora do Fórum, a juíza Michele Amorin Sancho Sousa Muniz, fez uma homenagem aos advogados da região ofertando um quadro feito por artista de sua terra natal Fortaleza. Willian Vagner Rodrigues Ribeiro, vice-presidente da OAB Subseção Santa Inês – “A entrega deste espaço e dos demais ao longo desses dois dias representa o fortalecimento de nossa classe na região. É preciso reconhecer aqui o trabalho de toda a diretoria da Subseção junto à Seccional para que este sonho se tornasse realidade. Parabenizo o presidente Thiago Diaz por ter acolhido nosso pleito”.

Viana – No Fórum de Viana a Sala do Advogado recebeu o nome do Dr. José Pereira Gomes atuante causídico da Comarca, e foi equipada com computador e impressora.

Acompanharam o presidente da OAB Maranhão Thiago Diaz, na Itinerância pela Baixada o presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Dihones Muniz, a Coordenadora do Núcleo de Eventos da CJA, Camila Cadilhe, a diretoria da OAB Subseção Pinheiro, além de diversos advogados que atuam na Baixada.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.