29 Agosto - 2019

GESTÃO THIAGO DIAZ ASSEGURA RESGATE DA HISTÓRIA DA OAB MARANHÃO COM LANÇAMENTO DA CAMPANHA “VAMOS ESCREVER ESSA HISTÓRIA”

Em mais uma ação voltada para a valorização da advocacia maranhense pela gestão Thiago Diaz, foi lançada, na manhã de hoje, 29, a Campanha “Vamos Escrever Essa História”. Idealizada pela Comissão de Preservação da História Institucional da OAB/MA, a campanha busca preservar a memória da classe das advogadas e dos advogados do Maranhão, conservar os pilares, a história e a identidade da profissão para as gerações futuras.

Na oportunidade, o presidente da Seccional Maranhão, Thiago Diaz, assinou a resolução que instituiu a criação, no âmbito do Conselho Seccional, a Comissão de Preservação da História Institucional da OAB/MA; a portaria que regulamenta a prática da preservação da história institucional da Seccional Maranhense e a portaria que nomeou a advogada Lígia Santana como presidente da comissão.

“Hoje é um dia histórico para a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão. O dia em que buscamos escrever a história que a nossa Ordem tanto caminhou para que possamos, hoje, ter uma instituição consolidada, forte, representativa e respeitada na sociedade civil. Cada advogada e advogado deste estado contribuiu enormemente para termos uma Casa, que está em constante construção. Quero agradecer à advogada Lígia Santana pela iniciativa de buscar recuperar a nossa história”, afirmou Thiago Diaz.

O evento foi prestigiado pelos presidentes vitalícios do Conselho Seccional, Raimundo Marques e José Carlos Sousa e Silva, além de membros da atual diretoria da OAB/MA, da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, além de advogados e colaboradores da OAB.

“Essa iniciativa, agora concretizada, de contar a história da Ordem é muito importante para todo o povo maranhense. Isso nos leva a acreditar sempre que essa narrativa, revelada às novas gerações, só trará benefícios para o povo e para aqueles que realmente queiram ser advogados e, assim, trabalhando, estudando e engrandecendo esta magnífica história da nossa instituição. Esses relatos representam a inteligência e a cultura jurídica dos que atuam como operadores do Direito, especialmente, em favor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão”, declarou José Carlos Sousa e Silva.

A Campanha ‘Vamos Escrever Essa História’ se estenderá por todo o período da atual gestão da Ordem e passará por diversas etapas como busca em arquivos públicos e pessoais, fotografias pessoais e institucional, documentos, arquivos, processos, produção de vídeos com os presidentes vitalícios ainda vivos como forma de preservar a memória da advocacia maranhense e que culminará com a instalação de um grande Memorial a ser implantado ao final da gestão e que servirá de pesquisa para as gerações futuras.

O projeto de criação do Memorial é assinado pelo arquiteto e urbanista, José Vieira Neto, graduado pela Universidade Federal do Pará. A advogada e presidente da Comissão de Preservação da História Institucional da OAB/MA, Lígia Santana, ressaltou a importância e o objetivo da Comissão e da Campanha para a construção da memória da OAB/MA. “Tendo em vista os 87 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, já é hora de termos o nosso memorial e preservarmos a história das advogadas e advogados maranhenses. Então, chegou o momento de criarmos essa comissão para apresentar essa história, que será contada através de fotos, vídeos e documentos. Esse legado ficará para as nossas gerações futuras”, concluiu Lígia Santana.