08 Fevereiro - 2018

I PRÊMIO OAB-MA DE JORNALISMO EM DIREITOS HUMANOS CONSAGRA JORNALISTAS NO MARANHÃO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), premiou, na noite da última quarta-feira (07/02), 12 jornalistas que se destacaram no I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos. Foram premiadas reportagens nas categorias de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo. Os primeiros lugares de cada categoria profissional receberam a quantia de R$ 3 mil, certificado e troféu. Já os estagiários que ganharam em primeiro lugar receberam o valor de R$500. O Prêmio é uma das primeiras atividades em alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorados neste ano.

A cerimônia foi realizada no Teatro Alcione Nazaré e, além dos jornalistas concorrentes, contou com presença do presidente da OAB, Seccional Maranhão, Thiago Diaz, com o Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, Everaldo Patriota, com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Seccional Maranhão, Rafael Silva, com a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Seccional Maranhão, Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, além das autoridades presentes, representado a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, presidentes e membros de Comissões e demais advogados.

O presidente Thiago Diaz destacou que a premiação é mais uma iniciativa da seccional Maranhão, onde busca a interação e aproximação entre a OAB, Seccional Maranhão, a imprensa e a sociedade para debater temas relevantes de ordem social. “A premiação é importante no sentido de estimular, de intensificar as matérias veiculadas a respeito de direitos humanos, tema importante para nossa sociedade. A imprensa tem um papel indispensável, que é de conscientizar a nossa sociedade quanto à questão da tolerância, o principal, a importância para a própria sociedade a existência de um sistema de direitos humanos eficiente e que funcione muito bem”, avaliou.

Para o Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Nacional, Everaldo Patriota, o Prêmio OAB, Seccional Maranhão de Jornalismo é um sinal de respeito que a seccional tem pela categoria de jornalistas, dando ênfase a estes profissionais que dão voz e vez para o povo. “É um grande privilégio poder compartilhar desse momento em São Luís, apesar de eu saber que no Maranhão existir muito conflito envolvendo quilombolas e comunidades tradicionais, eu também sei que existe uma articulação muito forte de resistência, de luta desses moradores, para que seus direitos sejam reconhecidos, e que a OAB do Maranhão tem participado dessa luta”, ressaltou.

De acordo com Rafael Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão e um dos idealizadores do I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos, a premiação é uma resposta ao atual momento social, onde ataques brutais aos direitos previstos na legislação têm sido violados. “Estamos vivendo a perda dos direitos justamente do segmento da população que mais precisa de políticas públicas e de atuação do estado. Nós precisamos dar uma resposta a essa desigualdade social. Então, toda vez que um profissional da comunicação lança seu olhar, o seu cuidado para ouvir pessoas que estão sofrendo em situação de violência, e trazem com delicadeza essas temáticas ao debate público, elas estão exercendo as forças que nós precisamos a força de ajudar as pessoas. Isso é um ato de solidariedade profissional ético e hoje a OAB está reconhecendo publicamente esta ação”, explicou o advogado.

Rafael Silva observou que todos os trabalhos foram rigorosamente analisados por membros da comissão julgadora da forma mais transparente possível. “Este prêmio, é bom frisar, não tem um caráter institucional, pois não era necessário que a OAB fosse citada nas reportagens. A questão fundamental é destacar a importância do trabalho de quem retira da invisibilidade pessoas ou grupos que estejam sofrendo violações que afetam suas vidas, de tal forma que se sentem desamparadas. Quando se tem a delicadeza de observar aquela história, acolhê-la e trazer a público com responsabilidade, esse gesto demonstra uma ética profissional que precisa ser reconhecida e é o que a OAB está fazendo”, reiterou.

Da premiação

No total, foram inscritos 38 trabalhos com foco em questões relacionadas aos direitos humanos, que foram analisados por uma comissão julgadora representada por representantes dos Núcleos de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado e da Defensoria Pública da União (DPU); dos departamentos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade CEUMA e da Estácio São Luís; dos sindicatos de Jornalistas e de Radialistas do Maranhão, além da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão.

Confira os vencedores:

Categoria Profissionais

Jornalismo impresso

1º Lugar – Patrícia Cunha – O imparcial- Título : “Conflito Gera Investigação”

Radiojornalismo

1º Lugar – Borges Júnior – Rádio Universidade FM- Título – “Conflitos Agrários: Indígenas da Etnia Gamela voltam a ser atacados”

2º Lugar - Borges Júnior – Rádio Universidade FM- Título- Casos de intolerância contra homossexuais revoltam a população de São Luís”

3º Lugar- Borges Júnior – Rádio Universidade FM- Título- “Atlas da violência no Brasil, 2017: estudo revela que o Maranhão possui cidades entre as mais violentas do país”

Telejornalismo

1º Lugar -  Empate técnico – Alex Barbosa-  Tv Mirante- Título  “Conflitos agrários: indígenas da etnia Gamela voltam a ser atacados”  e Sidney Pereira - Tv mirante título: “Trilhos da morte”

2º Lugar – Sidney Pereira – TV Mirante “ Eucalipto – Florestas (IN) Sustentáveis

3º Lugar – Ismael Gama  - TV Assembleia- “ Extermínio LGBT”