23 Maio - 2018

MANHÃ DE ATIVIDADES MÉDICAS E EDUCATIVAS MARCA A ABERTURA DO 1º SEMINÁRIO DE DIREITO E SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA OAB MARANHÃO

Uma manhã de atividades desenvolvidas no Plenário da OAB Maranhão e nos Consultórios da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), voltadas aos cuidados com a saúde, teste de glicemia, aferição de pressão, orientações sobre prevenção de doenças, fisioterapia e estética para o público em geral, marcou a abertura do 1º Seminário de Direito e Saúde da Pessoa com Deficiência. O evento será aberto oficialmente, hoje, 23, a partir das 17h, no auditório da Seccional Maranhense da Ordem.

“A questão da pessoa com deficiência transcende o direito. Ela é muito maior que tudo isso. Por isso, procuramos também inserir o profissional de saúde nesse cenário. O advogado que mexe com a questão da pessoa com deficiência tem que ser mais que um profissional técnico na área, ele precisa ter conhecimentos na área de saúde, e foi isso que nós buscamos com essas atividades desenvolvidas nessa manhã, que se estenderão também pela tarde”, explicou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio Roberto Barros Pires da Costa .

O evento contou também com a oficina e palestra da professora Rosângela Maria Lopes de Sousa, Coordenadora do Curso de Nutrição do UNICEUMA, com o tema “Obesidade: risco também para pessoas com deficiência”.

“Eventos como esse já fazem parte da realidade da OAB, que sempre busca debater questões inerentes às diversas áreas do interesse público. A questão da pessoa com deficiência é fundamental, pois ela impacta na sociedade. Agora é preciso a reunião de todos os entes públicos e privados com a OAB, para que possamos solidificar um projeto que promova de fato políticas públicas que favoreçam essa parcela da sociedade maranhense que precisa de todo cuidado e atenção”, disse a professora Rosângela Souza.

O 1º Seminário de Direito e Saúde da Pessoa com Deficiência tem por objetivo debater a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, levar ao público em geral conhecimentos de profissionais de diferentes áreas da saúde, oferecendo orientações para uma boa qualidade de vida, prevenção de doenças e bem estar. É organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA) e com a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA).

Para o presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de São José de Ribamar e presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de São José de Ribamar, Divaldo Falcão, a OAB Maranhão está de parabéns pela organização do seminário. “A comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Maranhão está de parabéns pela organização desse seminário. São eventos importantes que só têm a contribuir para o debate, e que precisam da participação de todos, principalmente do poder público para que possamos ter políticas sociais voltadas para as pessoas portadoras de deficiência”, parabenizou ele.

O 1º Seminário de Direito e Saúde da Pessoa com Deficiência será aberto oficialmente hoje, 23, a partir das 18h30 com a palestra “Nada sobre nós, sem nós: o protagonismo da pessoa com deficiência enquanto sujeito de direitos”, que será proferida pela advogada Isabelle Passinho. Em seguida, o juiz da Vara de Direitos Difusos e Coletivos, Douglas Martins, fala sobre “Direito da pessoa com Deficiência”. Encerrando a noite de atividades, o advogado Flávio Roberto Melo de Andrade falará sobre “Os benefícios do homecare para a pessoa com deficiência”.

Os trabalhos do seminário seguem no dia 24, a partir das 14h, com uma importante mesa de debate com o tema “Envelhecimento da pessoa com deficiência – Uma emergência silenciosa”. Em seguida, entra para o debate a importância da equoterapia com a temática “Equoterapida – abordagem multidisciplinar e seus benefícios”. E encerrando o evento, a palestra “Análise da implementação da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no Maranhão”.