25 Março - 2019

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

A Comissão de Direitos Humanos da Seccional do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil (CDH OAB-MA) vem, por meio desta, declarar solidariedade ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em razão do assassinato da integrante da coordenação regional do movimento em Tucuruí-PA, Dilma Ferreira Silva, de seu marido, Claudionor Costa da Silva, e do também familiar, Hilton Lopes, ocorrido no Assentamento Salvador Allende no dia 22 de março de 2019 no município de Baião – Pará.

A presente Comissão repudia esse grave acontecimento, o qual necessita ser investigado de forma célere pelas autoridades competentes, dentro dos limites legais, para que este crime não se torne mais um caso sem solução dentro das já elevadas estatísticas de mortes violentas de defensores e defensoras de direitos humanos que ocorrem no Brasil.

A luta de Dilma Ferreira Silva em defesa dos direitos das populações atingidas pela construção da Barragem de Tucuruí (PA) não pode ser esquecida. Sua vida foi dedicada a exigir a compensação pelos males que nunca foram reparados em função da implantação da represa, em especial, às mulheres que foram afetadas.

De acordo com dados do informe anual “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo” da Anistia Internacional o Brasil vem liderando o assassinato de diversos grupos de pessoas: jovens negros do sexo masculino, pessoas LGBTI, defensores e defensoras de direitos humanos, grupos ligados à defesa da terra, populações tradicionais e policiais.

No mesmo sentido, a Comissão Pastoral da Terra, em seus relatórios anuais, tem destacado o aumento contínuo da violência no campo nos últimos anos.

Temos a certeza de que vida de Dilma Ferreira Silva, e de outros ativistas que foram brutalmente assassinados, soma-se ao peso de outros defensores dos direitos humanos mortos nos últimos 20 anos, em diversos casos, muitos ainda até hoje sem solução o que causa repulsa e estimula ainda mais a necessidade de continuar a luta pela proteção e respeito aos ideais defendidos.

Aos familiares e amigos das vítimas do terrível atentado do dia 22 de março, prestamos nossos mais profundos sentimentos, e aos ativistas do MAB, votos de solidariedade e força! Estamos juntos em defesa da democracia e dos direitos humanos, pela vida de todos e todas.

Comissão de Direitos Humanos
OAB-MA

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.