06 Setembro - 2019

Nota Oficial

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por meio de sua diretoria, de seu Conselho Seccional, dos presidentes de todas as suas comissões, e em nome de toda a advocacia maranhense, vem conclamar a bancada federal maranhense, composta por seus deputados federais e senadores da república, para que encampem a luta da Seccional na defesa pelos direitos dos cidadãos e votem pela derrubada dos vetos presidenciais, em especial ao que excluiu da Lei do Abuso de Autoridade sancionada o seu art. 43, que previa a criminalização da conduta de autoridade que importe em violação das prerrogativas imprescindíveis ao exercício independente da advocacia.

A OAB Maranhão entende que, ao sancionar a Lei com 36 vetos a dispositivos, distribuídos em 19 artigos, dentre os quais está o do artigo que incluía na legislação, que é crime violar direito ou prerrogativa de advogado, bem como a inviolabilidade do escritório, com pena de três meses a um ano de detenção e multa, o presidente da República mostra um total desrespeito aos direitos do cidadão, que é o real detentor da prerrogativa, exercida pela advocacia para assegurar sua ampla defesa.

Outro ponto vetado pelo presidente, e que atinge diretamente a advocacia, é o que prevê responsabilização para quem negar ao interessado, seu defensor ou advogado acesso aos autos de investigação preliminar, ao termo circunstanciado, ao inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa, “assim como impedir a obtenção de cópias, ressalvado o acesso a peças relativas a diligências em curso, ou que indiquem a realização de diligências futuras, cujo sigilo seja imprescindível”.

A Seccional Maranhense da Ordem reitera sua atuação enérgica pelo livre exercício da advocacia, dentro dos princípios da ética, da justiça e das prerrogativas dos advogados que são garantias constitucionais para o livre exercício da profissão, mas voltadas para o uso da defesa das garantias dos direitos individuais de cada cidadão maranhense.

Os advogados e advogadas são os defensores da sociedade e do cidadão. Ciente disso, e da observação de seu papel de defensora do exercício amplo e incondicional da advocacia, em prol de toda a sociedade, é que a OAB Maranhão encampa essa bandeira em desfavor da aprovação dessa Lei com vetos, que afetam diretamente a advocacia e consequentemente todos os cidadãos.

Ao longo de seus 87 anos, a OAB Maranhão tem lutado pela garantia dos direitos individuais de cada cidadão e de cada cidadã desse estado. Essa luta não pode parar. Assim, a OAB/MA conclama os deputados federais maranhenses e também seus senadores da república, em prol dessa luta pela derrubada do veto presidencial pelo Congresso Nacional.

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.