28 Fevereiro - 2018

NOVOS ADVOGADOS REALIZAM VISITA GUIADA PELA OAB-MA NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE PEDRINHAS

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB-MA), por meio das comissões do Jovem Advogado e de Política Criminal e Penitenciária, garantiu uma visita técnica aos novos advogados do estado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, durante toda a tarde da última terça-feira (27/02). A ação integra o projeto “Visita Guiada”, implantado pela atual gestão da OAB-MA, e que tem como foco a orientação dos profissionais na realização dos procedimentos dentro do sistema prisional, durante o atendimento aos clientes.

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, ressalta a importância do programa “Visita Guiada” na preparação do novo profissional de advocacia no momento de ingressar nas atividades vinculadas ao sistema prisional. “A ideia é que os nossos advogados tenham a noção, na prática, de como devem proceder diante de uma situação de atendimento com seu cliente, circunstância esta que só a prática ensina”, reitera.

À frente da visita, o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Rômulo Moraes Chagas e a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB, Ana Karolina de Carvalho Nunes, guiaram os novos profissionais, que iniciaram a visita técnica no Complexo Penitenciário de Pedrinhas com a realização do cadastro na recepção, por meio da apresentação da carteira da Ordem.

Em seguida, para acessar o lado interno do Complexo, os visitantes depositaram em uma bandeja os objetos como carteiras, chaves, celulares, documentos e dinheiro, que passam por uma revista minuciosa, realizada por agentes penitenciários. Depois disso, eles atravessam a primeira entrada por um detector de metais, e depois passam por um scanner de corpo. Logo após, recebem a bandeja com os pertences e ingressam no presídio. Vale ressaltar que no atual sistema maranhense não existem mais as revistas vexatórias, alvo de críticas pela sociedade e por ativistas dos direitos humanos.

O presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Rômulo Chagas disse que essa é uma oportunidade de mostrar para os jovens advogados, em início de carreira, como proceder durante o atendimento a um cliente, principalmente para os profissionais que militam nessa área. “Estes advogados que participam desta visita estão entendendo todo processo, desde o início, quando se realiza o cadastro do advogado, até a saída. Eles conheceram a sala da OAB que fica dentro do sistema, os parlatórios, onde se conversa com o cliente, entre outros setores. Essa visita direcionada faz toda a diferença na hora do primeiro atendimento do profissional em sua carreira”, comentou.

Na oportunidade, a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB, Ana Karolina de Carvalho Nunes, intensificou sobre a necessidade de desmistificar que o sistema prisional é um local totalmente insalubre. “Essa visita visa conhecer todos os procedimentos e normas de segurança para o próprio profissional. Essa parceria entre as instituições é muito importante, garantido uma relação profissional plena, atendendo e respeitando os direitos de todos os lados da relação”, avaliou.

Para a jovem advogada, Tiane Serra de Sousa Pinto, que integrou o grupo, o projeto surge para erradicar as dúvidas que surgem no início de carreira dos profissionais que irão atuar na área criminal. “Então às vezes ficamos preocupados em saber como atuar. Estas ações servem para nos preparar antes do cliente chegar. É de suma importância para preparar os jovens advogados. Foi sensacional!”, elogiou a advogada.

Recebendo a turma de advogados, o chefe da Supervisão de Segurança Interna do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Fredson Pinheiro Maciel, conduziu os advogados ao parlatório, à sala da OAB dentro Complexo, e apresentou um panorama sobre o funcionamento do Sistema de Segurança. “O projeto é extremamente importante para evitar problemas. Essa parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a OAB-MA é importante para que o advogado possa cumprir seu papel, prestando a devida assistência jurídica ao cliente”, ressalta.

Os advogados interessados em participar das próximas visitas devem entrar em contato com a Comissão do Jovem Advogado na própria sede da OAB-MA.