19 Maio - 2019

OAB Barra do Corda promove campanha “OAB pela Vida” e faz alerta sobre a importância da prevenção ao suicídio

Em virtude do grande número de casos de suicídio no município de Barra do Corda e como forma de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção a esta questão é que as Comissões da Mulher e da Advogada, de Jovens Advogados, de Política Criminal e Penitenciária, e de Cultura, Eventos e Comunicação Estratégica da OAB Subseção Barra do Corda uniram forças e realizaram, no último dia 18 de maio, a ação Social “OAB pela Vida”.

A ação social reuniu um grupo de 35 advogados e advogadas da Subseção, que das 09h às 12h, no antigo Clube Time Square, com o apoio de vários colaboradores, estiveram no bairro Nossa Senhora das Dores, área muito carente e que já registrou dois casos suicídios este ano.

“No Brasil, 25 pessoas cometem suicídio por dia. Além disso, a Organização Mundial da saúde afirma que, para cada suicídio, podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo. Em nosso Município devido ao alto índice de suicídio, foi que a OAB subseção de Barra do Corda, pensando em uma forma de prevenir esse problema, fez nascer a Ação Social OAB PELA VIDA, com o objetivo de quebrar o tabu e ajudar na prevenção do suicídio. Além de conscientizar e alertar a população a respeito da realidade que ocorre em nosso Município e região. A OAB acredita que com aconselhamento de profissionais, uma grande porcentagem de suicídios poderiam ser evitados. Evento foi um sucesso e todos os envolvidos estão de parabéns”, afirmou o presidente da OAB Barra do Corda, Fernando Lima.

Como forma de mobilizar a população do bairro com maior incidência de casos de suicídio foram promovidas diversas palestras com psicólogo, assistente social, enfermeira, delegado regional da cidade, Sargento da Polícia Militar, Conselho Tutelar, padre e Pastor sobre o tema.

Para a presidente da Comissão da Mulher e da Advoga, Sandra Teles, o evento foi além do esperado por todos. “Foi um evento que contou com a parceira de todos e se tornou de uma magnitude atingindo além do objetivo almejado durante as reuniões. A Comissão da Mulher Advogada de Barra do Corda junto com as outras comissões continuará com os trabalhos sociais. Mostrando que vale muito viver e dizer não ao suicídio e agradecer o empenho e esforço das colegas da comissão para sair um trabalho organizado e atingir a meta dentro do coração e da cabeça de cada participante. Obrigada aos nossos colaboradores, agradeceu ela.

Paralelamente ao evento ocorreram diversos atendimentos com dentistas onde foram distribuídas mais de 200 kits de higiene e saúde bucal, aplicação de flúor; além de atendimento com enfermeiros onde foi realizada vacina contra a gripe, mais de 80 atendimentos e testes de HIV/SIFÍLIS/HEPATITE B E C, distribuição de preservativos, orientações sobre saúde sexual e planejamento familiar.

“Escolhemos o bairro Nossa Senhora das Dores por ser um bairro muito carente e também no início deste ano tivemos dois suicídios por lá. É espantoso a quantidade de jovens que olham o suicídio como uma forma de se libertar de sues males. Nós, da OAB Subseção de Barra do Corda, nos preocupamos bastante com nossa população, então decidimos de alguma forma ajudar, levando palestrantes e profissionais para aqueles que necessitam e levar ao conhecimento de todos o que ainda é visto como tabu" observou a presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Emilly Danielly.

A Ação Social contou ainda com um espaço reservado para crianças, com pula-pula, maquiagem infantil, contadora de histórias, com distribuição de lanches, pipoca, picolé. “Essa ação social agregou diversos valores para nós advogados, que por algumas horas compartilhamos da realidade de quem vive por lá. Ficamos muito felizes em poder ajudar a população daquele bairro e aguardamos ansiosamente para repetirmos essa ação social”, enfatizou o presidente da Comissão de Cultura, Eventos e Comunicação Estratégica, Pedro Wylklen.

Durante ação Social “OAB pela Vida” foram realizadas triagens para atendimento com os médicos, onde mais de 70 pessoas se consultaram, foram realizados mais de 50 cortes de cabelos, limpeza de pele e maquiagem, mais de 170 atendimentos com farmacêuticos e bioquímicos realizando testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre exames laboratoriais, aulão de Fit dance e mais de 20 avaliações físicas completas.

Para a vice-presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, Ana Larisse a prática da advocacia pro bono só tem a agregar na vida dos profissionais. “Acredito que a atitude pro bono, por parte da classe de advogados vai além de prestar serviços jurídicos gratuitos, e foi com esse sentimento que nos advogados barra-cordenses nos unimos para um bem maior: Falar sobre o suicídio e oferecer serviços gratuitos como uma forma deles saberem que são importantes perante, Deus, à família e a sociedade”, enfatizou ela.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.