26 Junho - 2019

OAB Maranhão dá aula para alunos da Universidade da Terceira Idade da UEMA em atenção ao Mês da Conscientização sobre a não Violência da Pessoa Idosa

Na tarde de ontem, 25, a OAB Maranhão, por meio da Comissão de Defesa do Idoso (CDI), esteve presente na Universidade da Terceira Idade (UNABI - Universidade Intergeracional) da UEMA para falar sobre a não Violência da Pessoa Idosa. Na oportunidade, cerca de 100 idosos acompanharam as explicações dadas pela presidente da CDI, Bruna Feitosa.

O evento fez parte das celebrações do “Junho Violeta” mês reservado a conscientização da não Violência contra a Pessoa Idosa. “O evento foi de fundamental relevância, pois estivemos em contato com 100 idosos da Universidade da Terceira Idade da UEMA. Viemos explicar aqui o violentômetro que foi criado pela OAB Rio Grande do Norte, e que pretendemos em breve implantar em nossa Seccional, importante ferramenta que demonstra as hipóteses em que um idoso já possa estar sofrendo uma violência psicológica, ou uma negligência física e ele mesmo não sabe que estar passando por isso”, explicou Bruna Feitosa, presidente da Comissão de Defesa do Idoso da OAB Maranhão.

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos, no ano passado, o número de denúncias de violência contra idosos no Brasil aumentou 13% na comparação com 2017. O Disque 100 recebeu mais de 37 mil denúncias: 38% foram de negligência, 26% de violência psicológica - xingamentos, humilhação, por exemplo -, quase 20% das ligações denunciaram abusos financeiros e patrimoniais - como ficar com a aposentadoria ou destruir bens do idoso - e 12% das denúncias foram de violência física. Quase metade das vítimas tem algum tipo de deficiência física, mental, visual ou auditiva.

“Essas agressões estão ficando cada vez mais frequentes. Então, nós explicamos como eles podem reconhecer uma situação em que estão sofrendo violência para que eles possam acionar os órgãos de proteção e defesa do idoso”, afirmou Bruna Feitosa.

Na oportunidade, a Comissão de Defesa do Idoso da OAB distribuiu uma cartilha feita pela OAB Pará que demonstra quais os tipos de violência contra o idoso, fatores de risco e de proteção e como se dá a questão do atendimento especializado no que concerne o papel da OAB.

No último dia 15 de junho, foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.

Participaram da palestra além da presidente da Comissão de Defesa do idoso da OAB Maranhão, Bruna Feitosa, a advogada e membro da comissão Cátia Feitosa e a médica geriatra Jacira Serra que falou sobre a Política Nacional de Saúde do Idoso.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.