03 Junho - 2022

OAB MARANHÃO DÁ INÍCIO AO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DE SEU ACERVO DE PROCESSOS PELO TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA

Foi iniciado na manhã de ontem, 02/06, o projeto de digitalização do acervo de processos físicos da OAB Maranhão. A iniciativa integra o Plano de Modernização da Ordem que está dentro do planejamento da gestão do presidente Kaio Saraiva, que passa por investimentos no setor de tecnologia, novos sistemas operacionais internos, virtualização e segurança de dados como forma de entregar para a advocacia maranhense uma Ordem mais célere no julgamento e andamento dos seus processos internos.

O ponto de partida do projeto de digitalização da Seccional Maranhense foi o Tribunal de Ética e Disciplina, que atualmente possui cerca de 2 mil processos físicos em seu acervo. O projeto está sob coordenação do Secretário-Geral Adjunto e Corregedor-Geral da OAB Maranhão, Vandir Bernardino Júnior. “Essa ideia surgiu a partir de nossa participação, no mês passado, no 10º Colégio de Corregedores Gerais do Sistema OAB, onde conversamos sobre essa pauta e decidimos implantar aqui na nossa Seccional. Nosso objetivo é até o mês de agosto acabarmos com os processos físicos no TED”, explicou o Corregedor-Geral da OAB/MA, Vandir Júnior.

O trabalho está sendo feito por dois profissionais, que foram treinados e contratados para a execução da tarefa que está ocorrendo nas dependências do TED. “É um trabalho importante e que demanda uma certa urgência, mas que precisa ser feito da maneira correta passando por um processo de checagem para evitarmos ausência de documentos antes de serem salvos. Por isso, é um trabalho minucioso e de grande importância. Gostaria de agradecer o empenho de todos os envolvidos na execução desse serviço e à gestão da OAB, na pessoa do presidente Kaio Saraiva, por essa iniciativa”, observou o presidente do TED/MA, Mauro Ferreira.

A modernização da OAB Maranhão é uma das metas da atual gestão da Seccional e passa pela total digitalização dos processos da casa e de mecanismos de tecnologia que facilitarão o dia a dia da advocacia e a prestação de serviços da Ordem para os advogados e advogadas.

Inicialmente, será feita a digitalização do seu acervo processual que hoje, entre todos os órgãos da Casa, chega perto dos 30 mil processos. “A OAB Maranhão precisa acompanhar os avanços tecnológicos e esse passo inicial mostra o nosso interesse em fazer da nossa Seccional uma Ordem moderna e que está em constante processo de evolução”, apontou o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva.

A digitalização dos processos físicos do TED trará benefícios na tramitação, distribuição, relatoria, envio de correspondência e assinatura de documentos pelos funcionários, membros de colegiados e diretoria. “Estamos falando não só em celeridade processual interna, mas também de segurança das informações, agilidade e, principalmente, democratização. Sem falar, é claro, das questões ambientais, pois teremos uma grande economia de papel tendo em vista a redução de documentos que precisaremos emitir dentro de nossa Casa”, afirmou Kaio Saraiva.

O objetivo da OAB Maranhão é até o fim deste ano digitalizar todo o seu acervo físico de processos que hoje ocupam grande espaços dentro da Ordem. São aproximadamente 30 mil processos distribuídos entre os setores do Tribunal de Ética, Cadastro, Seleção e Inscrição e Gabinete.