26 Maio - 2020

OAB MARANHÃO E CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DEBATEM, POR VIDEOCONFERÊNCIA, PAUTA COMUM À ADVOCACIA E AO JUDICIÁRIO

Como forma de reforçar os laços institucionais entre a OAB/MA e a CGJ e desejar uma boa gestão ao novo Corregedor Geral de Justiça, foi que, na manhã de hoje, 26/05, a diretoria da OAB Maranhão esteve reunida, por videoconferência, com o Corregedor Geral, Desembargador Paulo Velten.

Inicialmente, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, parabenizou o Tribunal de Justiça pela implantação do Gabinete Virtual que se tornou uma importante ferramenta de atendimento à advocacia e já pedindo que seja estendida às comarcas do interior do estado.

Na oportunidade, a diretoria da Seccional, representada pelo presidente Thiago Diaz, pela secretária-geral Ananda Farias e pelo tesoureiro Kaio Saraiva, apresentou ao Desembargador Corregedor pautas importantes em defesa da advocacia maranhense como: a necessidade de avaliação da produtividade dos Juízes, nesse período de isolamento social com base no termojuris, a funcionalidade e disciplinamento da justiça do 1º Grau, a realização das audiências online, a retomada do projeto “Digitalizar Já”, suspensão dos prazos do PJe nas Comarcas dos interiores, instalação de catracas exclusivas para acesso da advocacia no Fórum de São Luís e a retomada das obras do Fórum de Estreito que estão paradas e prejudicando tanto a advocacia quanto os jurisdicionados da região.

“Foi uma reunião bastante proveitosa onde pudemos apresentar diversas demandas em favor da advocacia maranhense e também da boa prestação jurisdicional. Momento que aproveitamos também para desejar uma boa gestão ao Desembargador Paulo Velten. Firmamos um compromisso com os advogados do Maranhão e continuaremos dialogando e defendendo todas as medidas necessárias para garantir a valorização dos advogados e a mais ampla prestação jurisdicional”, disse Thiago Diaz.

No mesmo sentido de desenvolver um bom diálogo institucional com a Corregedoria, a Secretária-Geral da OAB Maranhão, Ananda Farias, ponderou. “Temos tudo para avançarmos em pautas importantes da advocacia, o novo Corregedor, é egresso da advocacia. O diálogo com a corregedoria precisa ser permanente para que ambos se auxiliem em suas pautas e objetivos comuns”.

O desembargador Paulo Velten afirmou que é sempre importante ouvir a OAB. “Precisamos fugir às generalizações e trazer questões realmente que possam ser resolvidas. E essas demandas advêm da OAB. E aqui preciso que elas sejam trazidas de formas específicas para que possamos atuar e resolver as eventuais situações que apareçam, para que unidos, possamos todos trabalhar por uma melhor prestação jurisdicional”, disse.

Presente na reunião, o diretor-tesoureiro Kaio Saraiva, chamou a atenção para a necessidade da disponibilização pelo poder judiciário de um treinamento voltado para a advocacia sobre as audiências online. “A virtualização das audiências é uma realidade da qual não podemos fugir, ainda mais com a atual situação de isolamento que todos estamos vivenciando. Temos recebido vários pedidos da advocacia para disponibilização de tutoriais online sobre essas audiências. E ficamos felizes com a boa aceitação do nosso pleito pelo Corregedor Paulo Velten nos assegurando que verá uma forma de disponibilizar esse tutorial aos advogados e advogadas maranhenses”, pontuou.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.