09 Outubro - 2019

OAB MARANHÃO E SEMA PROMOVEM TREINAMENTO SOBRE PLATAFORMA GED

Na noite desta terça-feira, 08, a OAB Maranhão, por meio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, e em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), realizou um treinamento sobre a nova plataforma de dados adotada pela Secretaria, Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), na sala da Escola Superior de Advocacia (ESA).

O treinamento foi ministrado por Deoclides Dias, auditor da Controladoria Geral da União e secretário adjunto de Recursos Ambientais da SEMA, e Diego Rolim, chefe da assessoria jurídica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e teve como público-alvo os advogados, consultores e sociedade em geral.

O objetivo foi esclarecer sobre a operacionalização do sistema de processos eletrônicos implantado pela Secretaria há cerca de dois meses, que modificou o formato de protocolamento de demandas junto à Secretaria, sendo realizado agora totalmente por meio online.

Para o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Carlos Victor Belo, classificou o treinamento como produtivo e ressaltou que a ideia surgiu da necessidade da Comissão de explicar aos usuários a funcionalidade do sistema. “Nós percebemos que muitas pessoas, dentre advogados, consultores e sociedade em geral, não estavam conseguindo manusear o sistema de forma fácil. Identificamos esta necessidade e decidimos, em parceria com a SEMA, promover um evento para esclarecer esses pontos. Hoje, os participantes receberam orientações que vão desde o seu cadastro no sistema até as opções de serviços disponibilizadas”, reforçou Carlos Victor.

O Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Diego Rolim, reforçou a importância da parceria com a OAB Maranhão para disseminar o conhecimento sobre o sistema. “O treinamento é resultado de uma parceria que fizemos com a OAB, que nos procurou para disponibilizarmos informações sobre o acesso ao sistema a todo o público em geral. A SEMA seguiu a linha de inovação e desenvolveu o sistema, que permite a digitalização das demandas, dando mais celeridade aos processos”, afirmou Diego.

Segundo o auditor da Controladoria Geral da União e secretário adjunto de Recursos Ambientais da SEMA, Deoclides Dias, este é um dos sistemas de informação utilizados pela Secretaria de Meio Ambiente, que atuam de forma integrada para oferecer aos usuários um atendimento mais rápido e eficiente. “Foi criado um Comitê de Modernização, Simplificação e Desburocratização dentro da Secretaria que tem como foco o ‘processo sem papel’. Com isso, alguns sistemas estão sendo implantados com o intuito de suprir as demandas de serviços da instituição e da sociedade. Nessa transição do atendimento presencial para o digital, é natural que surjam dúvidas. Por isso, a iniciativa da OAB Maranhão em promover esse treinamento é de grande utilidade para todos os usuários”, destacou Deoclides Dias.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.