20 Novembro - 2020

OAB MARANHÃO PARTICIPA DE REUNIÃO PARA DEFINIR AÇÕES DE TRABALHO DA REDE DE PROTEÇÃO DA PESSOA IDOSA

Nesta quinta-feira, 19, a OAB Maranhão, por meio da Comissão Estadual do Direito da Pessoa Idosa, participou de uma reunião com representantes  das instituições que integram a Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, para traçar estratégias conjuntas em benefício dos idosos no Maranhão.

A Renadi é composta por órgãos, entidades e instituições atuam no estado do Maranhão e no município de São Luís. A importância de cada órgão e instituição é horizontal, ou seja, todas têm a mesma importância dentro do Sistema de Assistência e Proteção e uma depende da outra para funcionar.

Quando foi criada, a Renadi se dividiu em sete eixos temáticos para articular suas atividades e facilitar a sua atuação. São eles: coordenação; defesa, proteção e controle social; controle do sistema de justiça; cientificidade; reguladores; articuladores; executores e abrigamento. A OAB Maranhão integra dois desses eixos: o primeiro está voltado para a Defesa, Proteção e Controle Social; já o segundo atuará no Controle e Sistema de Justiça.

A reunião ocorrida serviu para apresentação da estrutura da Rede para todas as instituições envolvidas e, juntas, definiram as próximas ações da Rede.

A presidente da Comissão Estadual do Direito da Pessoa Idosa, Déborah Cartágenes, destacou a importância da Renadi com todos os seus órgãos e instituições para trabalhar em prol da pessoa idosa. 

“Nessa reunião, reforçamos a importância de todos os órgãos e instituições que compõem a rede de Proteção da Pessoa Idosa no Estado do Maranhão e no Município de São Luís. A RENADI é a rede mais articulada dentre as várias redes de proteção que existem hoje. Todos os órgãos e instituições estão interligados entre si e desempenham funções próprias. Tendo em vista a dimensão desse cenário da pessoa idosa, decidimos fazer o desmembramento das tarefas para que possamos trabalhar melhor”, ressaltou Deborah Cartágenes. 

O Ministério Público do Maranhão, por meio do procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, reforçou o total apoio da instituição à Renadi, colocando-se à disposição para sediar reuniões e colaborar ainda mais para o trabalho em rede. “Trabalhar na defesa do idoso significa trabalhar em defesa de toda a sociedade”, avaliou Eduardo Nicolau.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Glécio Silva, avaliou como positiva a reunião. “Cuidar da população da terceira idade e garantir seus direitos é obrigação de todos. Precisamos garantir institucionalmente que o envelhecer seja saudável”, ressaltou Glécio.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.