24 Março - 2018

OAB MARANHÃO PARTICIPA DO II COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS COMISSÕES DO DIREITO DA PESSOA IDOSA

A presidente da Comissão de Direito do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, (OAB-MA), Bruna Feitosa, participou do II Colégio Nacional de Presidentes das Comissões do Direito da Pessoa Idosa, dos dias 21 a 23 de março em Florianópolis. O colégio debaterá políticas sociais e públicas da pessoa idosa, além de apontar os gargalos e saídas jurídicas para tais políticas.

A presidente da Comissão do Direito do Idos da OAB Maranhão, Bruna Feitosa, apresentou durante o II Colégio Nacional de Presidentes das Comissões do Direito da Pessoa Idosa os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Estado na defesa da pessoa idosa. “A principal ferramenta que tem no Maranhão é a Rede de Proteção ao Idoso que não existe na grande maioria dos estados. Estamos mostrando o nosso modelo de eficiência que conta com a parceria da Defensoria Pública, Promotoria na área da defesa da pessoa idosa, com a Delegacia do Idoso e com o poder judiciário representado pela 8ª Vara Criminal”, explicou.

A abertura aconteceu na quarta-feira (21/03), no auditório da Seccional da OAB de Santa Catarina com a palestra “A importância das Comissões junto à OAB” conduzida pela conselheira federal, Retijane Popelier.

O Colégio foi uma oportunidade de troca de experiências entre as Seccionais da Ordem que têm Comissão que trabalham a defesa dos idosos. “Eu avalio como positivo esse II Colégio de Presidentes. Na medida em que nos permitiu buscar parcerias interestaduais para saber o que está acontecendo nos outros estados e também compartilhar todo esse arcabouço de proteção legal para o idoso”, avaliou Bruna Feitosa

Foram ministradas palestras sobre os direitos dos idosos, entre a elas a do vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Bahij Amin Aur. Também estão agendadas apresentações de projetos sociais voltados aos idosos. Ao fim do encontro, será redigida uma carta com sugestões e propostas visando melhorias para a pessoa idosa, que será levada ao Conselho Federal da OAB. O Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso é uma realização da Comissão do Direito do Idoso da OAB/SC.