17 Fevereiro - 2020

OAB MARANHÃO PROMOVE AÇÃO SOCIAL EM PARCERIA COM FUNDAÇÃO ANTONIO DINO

No último sábado (15), a OAB Maranhão, por meio da Comissão de Direito das Famílias, realizou mais uma edição do projeto “Família em Ação”, em parceria com a Fundação Antônio Dino e Hospital Aldenora Bello, que teve como base o Dia Mundial de Combate ao Câncer, ocorrido no último dia 04.

Acompanhando o clima carnavalesco, a Comissão de Direito das Famílias levou um pouco de alegria e palavras de apoio para as crianças e senhoras em tratamento contra o câncer, vindos do interior do estado. Eles ficam hospedados na Casa de Apoio Criança Feliz e Erosilda Mota durante o tratamento e participam de programas e atividades educativas, bem como recebem o apoio de voluntários e profissionais especializados.

A presidente da Comissão de Direito das Famílias, Teresinha Marques, explicou que uma das atividades da Comissão é realizar, mensalmente, uma ação social para contribuir com a sociedade de alguma forma.

“O nosso objetivo com as ações sociais é prestar solidariedade. Enquanto Casa do Advogado, a OAB precisa contribuir com essas instituições. Não basta disseminar apenas o Direito em si, precisamos, também, estimular o lado humano, disseminando o amor e a solidariedade. As pessoas em tratamento contra o câncer estão bastante fragilizadas, por isso, nós viemos aqui”.

Para funcionar, as Casas de Apoio contam com ajuda de doações externas de diversos itens para garantir a alimentação, higiene pessoal, acomodação dos pacientes etc. A gerente das Casas de Apoio da Fundação Antônio Dino, Esmeria Freitas, destacou a importância das parcerias para a sobrevivência das Casas. “Toda a ajuda que nós recebemos é bem-vinda porque estamos quase sempre com as casas cheias. Nós dependemos das doações para manter as Casas em funcionamento. Então, receber a OAB para trazer uma atividade de motivação e mantimentos para nossas crianças e acompanhantes é muito gratificante”, afirmou Esmeria Freitas.

A programação contou com uma palestra motivacional ministrada pela psicóloga Maria Arlinda, que falou para as senhoras e acompanhantes das crianças sobre as adversidades da vida e a importância de se fortalecer para atravessá-las sem adoecer também.

“Hoje estamos aqui para ajudar. Nossa sociedade se constrói assim, com solidariedade, ajuda mútua. Isso faz muita diferença tanto para quem recebe como para quem ajuda. Nós recebemos da vida e nada mais justo que contribuir com as pessoas e com a sociedade de alguma forma, seja com um gesto, uma palavra de apoio etc”, ressaltou Maria Arlinda.

A ação seguiu com uma oficina de máscaras e bailinho para as crianças e um lanche bem sortido para todos. As senhoras, crianças e pais ficaram muito agradecidos por toda a atenção das pessoas envolvidas na ação.

“Estou aqui há um ano e três meses acompanhando o meu filho de 6 anos, que está em tratamento de leucemia. Somos de Zé Doca e estamos sozinhos aqui em São Luís. Por isso, é muito bom receber o apoio das pessoas e palavras que nos animam a continuar na luta contra a doença”, afirmou Manoel da Silva.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.