21 Agosto - 2019

OAB MARANHÃO PROMOVE DEBATE SOBRE LIDERANÇA FEMININA PARA ALUNAS DO PROJETO “ESCOLA DE LIDERANÇA PARA MENINAS”

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), recebeu na tarde de terça-feira, 20, na sala da ESA, um grupo de 70 alunas do projeto “Escola de Liderança para Meninas” da Plan Internacional Brasil para participar de uma mesa de debates sobre o papel da OAB junto à sociedade, liderança feminina e a importância do empoderamento da mulher e da menina, dentro e fora do mercado de trabalho.

A recepção às alunas faz parte do termo firmado, por intermédio da Comissão de Defesa da Educação, entre a OAB Maranhão e a Plan Internacional Brasil, em junho deste ano, objetivando promover ações Educacionais para meninas do Estado do Maranhão, a igualdade de gênero e combater a violência contra crianças, adolescentes e jovens do sexo feminino.

Assim, as Comissões da Mulher e da Advogada, de Direito Internacional, de Defesa da Educação e da Preservação da História Institucional da OAB/MA, realizaram a mesa de debates para apresentar às alunas do projeto “Escola de Liderança para Meninas” o trabalho e a importância do papel social da instituição junto à sociedade, principalmente no que tange à promoção da igualdade de gênero e do combate à violência contra mulheres e, também, crianças, adolescentes e jovens do sexo feminino no Maranhão.

A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Vivian Bauer, ressaltou a honra de colaborar com a PLAN, que está entre as 100 melhores Organizações não Governamentais do país, e ajudar na realização do projeto “Escola de Liderança. “É de suma importância a realização deste evento, hoje, que trouxe as meninas para conhecer ‘A Casa de Todos’, e entender como funciona a estrutura e as comissões. É importante dar a elas um pouco deste conhecimento, do que é ser uma pessoa dona de direitos e sujeita a deveres. Elas precisam ter a ciência, desde cedo, de que podem tudo!”, concluiu.

Para a presidente da Comissão de Direito Internacional, Pollyanna Freire, o recebimento das meninas na OAB/MA é uma forma de valorizá-las e capacitá-las. “É importante mostrar a valorização da mulher e a promoção da igualdade de gênero dentro de instituições, que possuem um papel relevante na sociedade. Por isso, a partir do momento que as meninas visitam essas instituições e veem todo o funcionamento de como as mulheres trabalham e como galgaram as posições onde estão, elas já vão assimilando de que forma isso pode ser trabalhado desde a raiz. Ademais, as meninas saem daqui valorizadas e capacitadas a conquistar o seu espaço na sociedade”, ratificou.

A aluna Luiza Coelho, de 16 anos, participante do projeto, agradeceu a recepção das advogadas e os conhecimentos partilhados. “Vir aqui a OAB/MA, como em outras instituições que visitamos, foi muito importante porque nós vimos que tem mulheres ocupando espaços de liderança, como a Dra. Vivian, que falou com tanta propriedade sobre sua função na OAB/MA. Então, elas são inspirações para não desistirmos, mesmo com todas as dificuldades que passamos, por sermos meninas”, afirmou Luiza.

Na próxima etapa do projeto, as meninas terão a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho nessas instituições, incentivando-as a ter vez e voz, promovendo o empoderamento delas na sociedade.

A coordenadora de projetos da PLAN, Fabiane Sereno, destacou que o projeto é realizado desde 2016 e tem por objetivo lidar com as questões da desigualdade de gênero, o empoderamento das meninas e a liderança feminina. “O projeto promove oficinas, atividades e visitas a instituições que trabalham com essa questão de direitos de meninas e meninos, para que elas compreendam que possuem poder. A visita faz parte da parceria firmada com a OAB/MA, Ministério Público, Instituto Federal do Maranhão – IFMA e Casa da Mulher Brasileira, que visa apresentar às meninas as instituições e seu papel social”, observou.

Participaram da mesa a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Vivian Bauer; a presidente da Comissão de Direito Internacional, Pollyana Freire; a presidente da Comissão de Preservação da História Institucional da OAB/MA, Lígia Santana; a advogada e membro da Comissão de Defesa da Educação, Vanise Pinheiro; a membro da Comissão da Mulher e da Advogada, Maria de Ribamar; a coordenadora de projetos da PLAN, Fabiane Sereno, além das meninas e das monitoras do projeto “Escola de Liderança Para Meninas”.