02 Dezembro - 2019

OAB MARANHÃO PROMOVE PAINEL VOLTADO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS HOMENS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, realizará, no dia 04 de dezembro, das 16h às 19h, no auditório da Ordem, o painel “Como os homens do Judiciário podem contribuir no enfrentamento à violência contra a mulher?”. O evento é uma promoção da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência com o apoio das comissões da Mulher e da Advogada, de Direitos Difusos e Coletivos, de Defesa do Direito do Idoso e de Direito das Famílias, fazendo parte da participação da Seccional no movimento 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Considerando que o Judiciário é composto em sua maioria por homens e que diversas mulheres, em situação de violência, buscam diariamente a Justiça para estas questões, o evento tem a proposta de discutir com a sociedade civil e com os operadores do Direito e do Judiciário como os homens podem agir para enfrentar a situação de violência contra a mulher.

Para tanto, o evento trará para debater a temática a juíza titular da 2ª Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís; Lúcia Helena Heluy; a promotora de Defesa da Mulher, Selma Martins; o delegado de Polícia Civil do Estado do Maranhão, Rafhael Reis e o presidente da Comissão de Direito da Diversidade Sexual e de Gênero do IBDFAM/MA, Thiago Viana. A debatedora do painel será a membro da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Maria de Ribamar Cardoso.

As inscrições para o painel “Como os homens do Judiciário podem contribuir no enfretamento à violência à mulher?” estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas pelo site da ESA. As vagas são limitadas.

Serviço:

O quê: painel “Como os homens do Judiciário podem contribuir no enfrentamento à violência contra a mulher?”

Quando: 04 de dezembro

Local: Auditório da OAB Maranhão

Horário: às 16h

Inscrições: Site da ESA

Carga Horária: 03h

Realização: Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência.

Apoio: Comissões da Mulher e da Advogada, de Direitos Difusos e Coletivos, de Defesa do Direito do Idoso, de Direito das Famílias.