15 Agosto - 2019

OAB MARANHÃO PROMOVE SEXTA EDIÇÃO DO PROJETO VISITA GUIADA, QUE LEVA A JOVEM ADVOCACIA A CONHECER O COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE SÃO LUÍS

Com o objetivo de orientar o jovem advogado na realização dos procedimentos dentro do sistema penitenciário é que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), promoveu na tarde ontem, 14, a sexta edição do projeto “Visita Guiada”, que leva jovens profissionais da advocacia a conhecerem a UPR São Luís.

O projeto é uma parceria da OAB/MA com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciaria (SEAP). “Essa visita busca demonstrar todos os procedimentos e normas de segurança para o advogado em início de carreira, desmistificando uma série de questões que são criadas e dificultam o trabalho desse profissional dentro do sistema”, explicou o presidente da CJA, Dihones Muniz.

A sexta edição do “Visita Guiada” reuniu um grupo de 11 jovens advogados, que esteve na UPR São Luís. A visita teve início na recepção, coma realização do cadastro por meio da apresentação da carteira da Ordem. Em seguida, o grupo passou pela primeira entrada, por um detector de metais, e logo após por um scanner de corpo. Todo o processo é apresentado e explicado a importância pela equipe da SEAP, que ficou a cargo do Supervisor de Segurança Interna, Rubens Ferreira Alves, e o Agente Penitenciário, Bruno.

Para a jovem advogada Caroline Caitano o projeto “Visita Guiada” é de suma relevância para o jovem advogado conhecer a parte humana e desmitificar o caráter, unicamente, punitivo do nosso sistema prisional. “O projeto é muito importante, pois propicia ao jovem advogado conhecer o que vai além da parte retributiva do Direito Penal, que já foi aplicada pelo Judiciário, e fazer com que nós consigamos ter acesso ao que o poder público está fazendo em relação à ressocialização, esse caráter das políticas para o cumprimento da humanização das pessoas presas. Então, com a visita, nós, jovens advogados, desmitificamos o caráter, unicamente, punitivo do nosso sistema prisional e conhecemos a parte humana, da ressocialização e reinserção na sociedade”, afirmou Caroline.

Após passarem pelos procedimentos iniciais, os jovens advogados conhecem os parlatórios e a Sala do Advogado dentro da UPR, conquistas dessa atual gestão da OAB, e em seguida são levados até ao centro de comando onde podem conhecer toda a estrutura de segurança montado pela SEAP para proteção de todos que atuam no sistema.

Para o Supervisor de Segurança Interna, Rubens Ferreira, o projeto “Visita Guiada” tem proporcionado o estreitamento da parceria entre o sistema prisional e a advocacia, uma vez que antes a relação era áspera e distante. “A relação entre o Sistema Penitenciário e os advogados era áspera e fria, mas, através das parcerias firmadas com a OAB/MA e com a realização desse projeto, as relações ficaram estreitas e melhores”, concluiu.

A Coordenadora de Projeto da CJA, Themis de Jesus, diz que o “Visita Guiada” é um momento onde a OAB/MA oportuniza aos jovens advogados conhecerem a UPR São Luís e proporcionar uma quebra de estereótipos. “O projeto é gratificante por desmitificar o sistema prisional, uma vez que muitos vão com medo e voltam confiantes e com um conhecimento de que a penitenciária não é um lugar hostil, insalubre e que ‘não é para advogados’. Então, o projeto serve, justamente, para demonstrar à jovem advocacia que é possível, sim, trabalhar com dignidade dentro da atividade criminal”, destacou.

Os advogados interessados em participar das próximas visitas devem entrar em contato com a Comissão do Jovem Advogado na sede da OAB-MA.