21 Maio - 2018

OAB MARANHÃO VISITA REFUGIADOS AFRICANOS NO GINÁSIO COSTA RODRIGUES

Na tarde de hoje, 21/05, a OAB Maranhão, por meio das Comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Consulares e Diplomáticos, esteve no Ginásio Costa Rodrigues para acompanhar a situação dos 25 refugiados africanos resgatados na costa maranhense, no último sábado.

Após serem resgatados no litoral maranhense e receberem os primeiros atendimentos médicos e psicológicos, ainda no cais de São José de Ribamar, os refugiados foram deslocados para o Ginásio Costa Rodrigues onde estão sendo assistidos pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Governo do Estado (Sedihpop), em caráter temporário, até que os procedimentos realizados pela Polícia Federal sejam finalizados.

“Estamos aqui para acompanhar a situação dos refugiados aqui no Estado, bem como as questões de saúde e acolhimento e também integrando uma grande corrente de solidariedade formada por diversas pessoas que se preocupam com a vida humana, além de movimentos sociais, como o Centro de Cultura Negra, Quilombo Urbano, Grupo de Estudos africanos da UFMA, CSP Conlutas e Movimento Negro Unificado”, explicou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão, Rafael Silva.

Os refugiados foram cadastrados e conduzidos a um alojamento improvisado no Ginásio Costa Rodrigues em São Luís, onde estão sob os cuidados da Secretaria de Direitos Humanos. “Pudemos constatar que todos estão sendo bem cuidados e estão bem alojados. Nada que viole seus direitos foi encontrado aqui no ginásio”, finalizou Rafael Silva.

Para o presidente da Comissão de Assuntos Consulares e Diplomáticos da OAB Maranhão, Adauto Brahuna Neto, o objetivo é também garantir o contato deles com seus familiares. “É muito importante que essas pessoas mantenham contato com seus familiares e com os agentes consulares de seus respectivos países. Para que lá, eles saibam que estão bem e precisando de apoio. A OAB está aqui com o intuito de verificar se esta situação já foi providenciada”, disse.

Após serem resgatados, os estrangeiros, que são do Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde, receberam, ainda no Cais de São José de Ribamar, os primeiros atendimentos médicos e foram servidas refeições, com apoio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que administra o espaço em parceria com a Prefeitura de Ribamar. A equipe multidisciplinar do Centro Estadual de Apoio às Vítimas (Ceav) também prestou apoio psicológico.