12 Setembro - 2022

OAB/MA CONSOLIDA PARTICIPAÇÃO NA 62ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DO MARANHÃO EXPOEMA

Com serviços inovadores, palestras com temáticas atuais, orientações jurídicas e consolidação na área do Agronegócio no meio jurídico, a OAB/MA encerrou a sua participação na 62ª Exposição Agropecuária do Maranhão.

A Expoema movimentou cerca de R$ 200 milhões com a venda de animais, implementos, automóveis, máquinas e produtos agrícolas, além de aproximar um novo mercado que se abre para várias áreas de trabalho, como a advocacia e o agronegócio.

“A OAB inova nesse sentido, pois a sociedade está presente na Expoema e precisa ter acesso a informações dos mais variados mercados que se abrem com novas oportunidades de negócios”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

A OAB/MA esteve presente por meio do trabalho da Comissão de Agronegócio, que tem à frente o advogado Emerson Macedo, e da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), por meio do seu presidente Ivaldo Praddo, além de outras comissões da Ordem.

Ao longo da programação do stand da Ordem, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, ministrou a palestra “A segurança jurídica nos contratos como fomento ao desenvolvimento econômico e social”, ressaltando a importância do Poder Judiciário para a construção do Estado Constitucional, onde enfatizou a necessidade de harmonia e a interdependência entre os poderes.
Outro tema abordado foi a “Regularização Fundiária como Instrumento de Desenvolvimento”, ministrado pela magistrada Ticiany Gedeon Palácio (Juíza Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e responsável pelas serventias extrajudiciais).

A advocacia esteve presente na Expoema. Foram inúmeras as palestras ministradas por advogados: A Indústria de Cana e Açúcar no Maranhão: potencialidades e desafios, Milton Serra; Arrendamento Rural: particularidades jurídicas do negócio, Luís Eduardo; OAB e Sociedade e Conheça a história da ESA, Antônio Gaspar; e A Geração Solar nas Propriedades Rurais, com Márcio Lopes.
Para o presidente da Comissão de Agronegócio, “a importância da OAB/MA foi estratégica para apresentar e aproximar ainda mais o advogado e a advogada desse nicho de mercado”, afirmou.