07 Junho - 2022

OAB/MA, EM CONSONÂNCIA COM A AGENDA 2030, PROMOVE O II CONGRESSO INTERNACIONAL DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O comprometimento da OAB/MA com o consumo sustentável, mudança climática, desigualdade econômica, inovação, diversidade, paz, justiça e a provocação para que todos levem esse comportamento para dentro de suas casas foi a mensagem do presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, na abertura do II Congresso Internacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável da OAB/MA em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão.

O Congresso, que acontece por ocasião da celebração do dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, tem como temática principal a Agenda 2030. Um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas criadas para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

Na abertura do Congresso, o presidente Kaio Saraiva e a presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Isabella Pearce, receberam o governador em exercício do Maranhão, o desembargador Paulo Velten, que integrou a mesa do evento e falou sobre a importância da união das instituições para alcançar os objetivos.

Para o governador em exercício, Paulo Velten, todos têm que se envolver e trabalhar com eficiência nos processos, como as instituições públicas e privadas, focados no resultado das ações. Neste caso, visando um mundo mais consciente e lutando pela vida de todos, preocupados com as futuras gerações. “Os objetivos já foram alinhados em um total de 17 e convergem entre si. Levam em consideração a questão humanitária e visam melhorar a qualidade da terra e a própria capacidade que nós temos de sermos humanos”, afirmou.

O vice-reitor da UEMA, Walter Carnales, falou sobre a necessidade de um posicionamento urgente de todas as pessoas e das instituições em prol de um planeta mais saudável. “A saúde planetária está abalada e os sinais são catastróficos: desastres naturais, pobreza, violência, guerras, fome, entre outras. Espero que possamos por meio desses debates chegarmos a ações concretas”, afirmou.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Rayssa Queiroz, destacou as políticas públicas que o Governo do Maranhão vêm desenvolvendo e o trabalho em rede pela conservação do meio ambiente. “Trabalhamos para despertar o interesse das comunidades para conhecerem a riqueza e a diversidade da biodiversidade de São Luís e do Maranhão. Quem conhece respeita, conserva e ama”, afirmou.

A presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Isabella Pearce, agradeceu a todos pela presença. Ela como organizadora do evento destacou a importância de instituições, públicas e privadas, e dos Conselhos de Classe, como a OAB/MA, estarem atuando em busca de um mundo melhor para as futuras gerações. “Todas as instituições devem se envolver e atuar para que a Agenda 2030 seja uma realidade por meio de um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”, finalizou.

Palestra Magna

A palestra Magna de abertura “Educação de Qualidade (ODS4)” contou com as presenças dos educadores e professores, senador Cristovam Buarque; Jaqueline Demétrio, diretora do curso de Direito da UEMA; Andrea do Carmo, superintendente de gestão ambiental da UEMA; e Sálvio Dino, presidente do Fórum de Educação Ambiental.

O senador Cristovam Buarque destacou, com toda a sua expertise em educação, alguns caminhos que podem reverter essa grave situação ambiental no país: as crianças devem ser o foco da educação com uma perspectiva de visão planetária. Para ele, outros aspectos devem ser levados em conta como: a utilização dos recursos visuais como forma de engajar e mobilizar o público infantil e a abordagem de um conteúdo mais filosófico centrado no humanismo. Todo os participantes atentaram e acrescentaram sugestões e reflexões sobre esses pilares apresentados pelo senador Cristovam Buarque, ressaltando uma e outra ação necessárias para construir uma educação de qualidade. “É uma construção multidisciplinar com olhares e atuação governamental, educacional, solidário e respeitável”, afirmou a professora Jaqueline Demétrio.

Ao final do evento, a professora e presidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da OAB/MA, Isabella Pearce, lançou o seu livro: “Teoria Geral do Desenvolvimento Sustentável: conciliando Desenvolvimento, Ambiente e Justiça”.

O Congresso segue até o dia 09 de junho e contará com atividades presenciais e online.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.